Nacional Titulo
Morre diretor de jornalismo da Rede Globo
Do Diário OnLine
25/06/2001 | 19:03
Compartilhar notícia


O diretor-geral de jornalismo da TV Globo, Evandro Carlos de Andrade, morreu, na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, aos 69 anos. Ele sofria de leucemia, doença da qual se tratava há cerca de um ano.

Andrade tinha 50 anos de carreira, sendo que em 30 dirigiu o jornal “O Globo” e o núcleo de jornalismo da TV Globo, onde promoveu uma grande reformulação. Ele era casado pela segunda vez com Tereza Andrade e deixa seis filhos e nove netos.

O corpo do jornalista foi velado no cemitério São Francisco Xavier, no Caju, zona Norte do Rio, e será cremado na manhã desta terça, apenas na presença da família.

O empresário Roberto Marinho, 96 anos, e sua mulher, Lili, e seus dois filhos foram ao velório de Andrade e permaneceram por cerca de duas horas. Os apresentadores da TV Globo Ana Maria Braga e Marcelo Rezende e a jornalista Glória Maria também foram ao velório do jornalista.

O governador Anthony Garotinho esteve no velório, onde conversou com parentes do jornalista e diretores das Organizações Globo. Garotinho ressaltou o profissionalismo de Evandro e comentou que o jornalista "entrava na alma dos fatos".

O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, e o presidente nacional do PDT, Leonal Brizola, estiveram no velório, onde também compareceu o senador Pedro Simon (PMDB-RS). Simon disse que a perda de Evandro é dolorosa para o Brasil inteiro, porque ele era um dos jornalistas mais dignos e mais corretos. Segundo o senador, o diretor de jornalismo da Rede Globo foi uma referência. Simon ressaltou, ainda, que hoje é um dia de luto para o jornalismo.

Já o ministro do Trabalho, Francisco Dornelles, que conhecia Evandro há mais de 40 anos, disse que a morte de jornalista significa uma perda inestimável. Além disso, comentou que ele era um dos homens mais sérios, éticos e competentes.

Veja o comunicado da Central Globo de Jornalismo:

"A família Marinho e os funcionários das Organizações Globo lamentam informar o falecimento do jornalista Evandro Carlos de Andrade, diretor de Jornalismo da TV Globo, ocorrido hoje pela manhã. A carreira de mais de 50 anos de Evandro - da qual passou três décadas no Jornal O Globo e na TV Globo - é um exemplo de competência, profissionalismo, ética e dignidade, mas acima de tudo sentimos a perda do amigo leal, dedicado e engrandecedor, um privilégio que só quem conviveu com ele pode avaliar."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;