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Doblò leva conforto a sério
Irineu Masiero
Enviado a Caldas Novas (GO)
20/11/2001 | 18:54
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De olho num mercado em ascensão em todo o mundo denominado “P”, a Fiat lançou na semana passada o Doblò, veículo que embute o conceito de multivan e esbanja versatilidade tanto como station wagon, furgão, monovolume ou até mesmo um sedã. O veículo pode levar até sete passageiros (opcional) ou transportar cerca de 600 kg num espaço de 3,2 mil litros (na versão Cargo). O Doblò será fabricado em Betim (MG) e exportado para a América Latina em 2002.

Bastante compacto e semelhante ao Renault Kangoo e Citroën Berlingo – seus competidores diretos –, o Doblò tem visual agressivo inspirado nos veículos sport-utility que pode influenciar a camada mais jovem do consumidor. A grade frontal é arrojada e forma um conjunto interessante com a carroceria.

As variações em torno da carroceria também possibilitam vantagens a usuários em potencial: vão desde as versões mas simples às mais sofisticadas com uma quantidade interessante de equipamentos opcionais e de série até a configuração das portas e lugares (cinco ou sete lugares com uma ou duas portas laterais) ou de carga (com uma ou duas portas laterais).

O motor pode ser escolhido entre o Fire 1.3 16V, nacional, ou o Torque 1.6 16V Corsa Lunga, importado e que equipa o Brava 2002. Os preços vão desde R$ 22 mil, para o Doblò Cargo EX, até R$ 32 mil para o 1.6 sete lugares com duas portas. O Diário rodou 40 km em Caldas Novas (GO) num modelo ELX 1.6 16 V de sete lugares com uma porta lateral.

A primeira impressão é a de que o Doblò 1.6 é um veículo ágil, que responde bem à aceleração e frenagem, com boa dirigibilidade, excelente visibilidade e muito, muito confortável. Produzido no Brasil com um índice de nacionalização de 70% (modelo com motor Fire 1.3), o carro chama a atenção por onde passa.

O Doblò veio, segundo a Fiat, para ocupar um nicho que prioriza sobretudo o conforto e a qualidade de vida a bordo. Além disso, a montadora quer “mudar conceitos” e fazer com com que o Doblò (nome derivado da moeda Doblone) seja aceito como um veículo para o lazer da família e transporte ágil no dia-a-dia. Fica evidente a concepção do carro construído de dentro para fora e a preocupação com os ocupantes se justifica nos inúmeros porta-trecos no interior. O mais interessante deles fica no teto, diante dos ocupantes da frente do veículo.

O painel de instrumentos é funcional e abriga a alavanca de câmbio, novidade que traz comodidade ao condutor e espaço no assoalho. O Doblò vem, em todas as versões, com computador de bordo que traz informações sobre quilometragem percorrida, consumo médio, velocidade média, autonomia e tempo de percurso. O porta-malas abriga um volume de 750 litros.

A porta lateral extra facilita a entrada e saída dos ocupantes. Os bancos extras (6 e 7) são opcionais e comercializados à parte (cerca de R$ 350 cada).

Ficha técnica

Modelo
Fiat Doblò

Versões
EX e ELX

Motor
Dianteiro, transversal, com quatro cilindros em linha, alimentado por injeção eletrônica multiponto seqüencial

Cilindrada: 1.242 cm³ e 1.596 cm³
Potência: 80 cv a 5,5 mil rpm e 106 cv a 5,5 mil rpm
Torque: 12 kgfm a 4 mil rpm e 15,4 kgfm a 4,5 mil rpm

Desempenho
Velocidade máxima: 148 km/h e 160 km/h
Aceleração de zero a 100 km/h: 16 s e 12,4 s

Transmissão
Tração: Dianteira
Câmbio: Mecânico de cinco velocidades

Direção
Mecânica com pinhão e cremalheira, e Hidráulica com pinhão e cremalheira

Freios
Dianteiros: a disco Traseiro:/ a tambor

Consumo
Urbano: 11,7 km/l e 10,4 km/l Estrada: 14,4 km/l e 13,9 km/l

Capacidades
Porta-malas: 750 l (3 mil litros com o banco rebatido) Tanque de combustível: 60 l

Preço
R$ 22 mil a R$ 32 mil




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