Internacional Titulo
Espanhóis se mobilizam contra último atentado do ETA
Das Agências
25/05/2001 | 17:36
Compartilhar notícia


Milhares de espanhóis se mobilizaram nesta sexta-feira para expressar em silêncio sua indignação com a violência do grupo armado basco ETA, após o assassinato de ontem, em San Sebastián (Nordeste), do diretor financeiro do El Diario Basco, Santiago Oleaga.

A manifestação principal aconteceu em San Sebastián, capital da província basca de Guipúzcoa. Milhares de pessoas também se concentraram ao meio-dia em frente às Câmaras Municipais das principais cidades espanholas, para expressar sua solidariedade à família da vítima e pedir ao ETA que renuncie à luta armada pela independência do País Basco, iniciada em 1.968.

Em toda a Espanha, jornalistas e funcionários de veículos de comunicação fizeram cinco minutos de silêncio, em protesto contra os ataques do grupo armado contra a imprensa nos últimos meses. Em San Sebastián, políticos e jornalistas concentraram-se na praia onde há uma escultura de Eduardo Chillida para expressar sua indignação com a violência do ETA.

O corpo de Oleaga foi cremado na manhã desta sexta-feira. No fim da tarde, o bispo Juan María Uriarte, de San Sebastián, realizará os funerais, na basílica de Santa María.

Uma grande manifestação foi convocada para a tarde desta sexta pela Câmara socialista de San Sebastián e os principais partidos políticos, à exceção do braço político do ETA, a coalizão Euskal Herritarrok (EH). Desta vez, não houve divergências entre os partidos nacionalistas e constitucionalistas durante a organização do protesto.

Analistas atribuíram esse consenso ao resultado das eleições bascas do último dia 13, vencidas pelo Partido Nacionalista Basco (PNV), que passou de 27 para 33 cadeiras, enquanto os separatistas radicais do EH perdiam 7 das suas 14 cadeiras e os grandes Partido Popular e Partido Socialista mantinham o total de 32 deputados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;