Internacional Titulo
Israel e Palestina buscam soluçao definitiva para conflitos
Do Diário do Grande ABC
11/11/1999 | 15:06
Compartilhar notícia


Israelenses e palestinos anunciaram esta quinta-feira, em Ramalah (Cisjordânia), que solucionaram seu desacordo sobre a resoluçao 242 do Conselho de Segurança da ONU, depois de uma sessao de negociaçoes sobre o estatuto final dos territórios palestinos.

Ambas as partes estao de acordo que as negociaçoes ``apontem para uma soluçao permanente baseada nas resoluçoes 242 e 338 do Conselho de Segurança da ONU', declarou aos jornalistas o chefe da delegaçao israelense, Oded Eran, ao ler um comunicado comum.

``Espero que isto ponha fim às interrogaçoes recentemente criadas por este tema', acrescentou, enquanto seu colega palestino, o ministro da Cultura e Informaçao, Yasser Abed Rabbo, estava a seu lado.

Israelenses e palestinos realizaram nesta quinta-feira, a segunda sessao de negociaçoes para que uma soluçao permanente seja encontrada sobre os territórios de Cisjordânia e Gaza.

As duas delegaçoes, dirigidas pelo diplomata israelense, Oded Eran, e pelo ministro palestino de Cultura e Informaçao, Yasser Abed Rabbo, se reuniram no hotel Best Eastern de Ramalah, às 10h locais (6h de Brasília).

Aproximadamente trinta manifestantes se reuniram em frente ao local para exigir a libertaçao dos prisioneiros palestinos detidos por Israel e criticar a persistência da colonizaçao judia na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Os negociadores palestinos se rebelaram também contra a política de colonizaçao do primeiro-ministro israelense, Ehud Barak.

O exército e a polícia israelenses evacuaram e desmontaram uma colônia ilegal no Sul da Cisjordânia, nesta quarta-feira. O presidente palestino Yasser Arafat viu este fato como ``um passo à frente' nas negociaçoes.

Ambas as delegaçoes trabalharao sobre a ordem-do-dia dessas negociaçoes, que envolvem temas muito difíceis, como o estatuto de Jerusalém, o retorno dos refugiados ao território, a criaçao de um eventual Estado palestino, o traçado de suas fronteiras e a determinaçao de seus poderes, a sorte das colônias judias e a divisao da água.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;