Nacional Titulo
Brasil integra grupo francês que estuda vacina contra AIDS
Do Diário do Grande ABC
22/08/2000 | 20:49
Compartilhar notícia


O Brasil vai integrar a equipe da Agência Nacional Francesa de Investigaçao da AIDS que está trabalhando na busca de uma vacina contra a doença. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo ministério da Saúde, em Brasília.

A vacina será testada em voluntários brasileiros, segundo o coordenador do Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da AIDS do ministério da Saúde, Paulo Roberto Teixeira.

Além das investigaçoes sobre a vacina, o acordo prevê estudos sobre o impacto econômico e social da AIDS no Brasil, assim como testes de novos medicamentos contra a doença, que estao sendo desenvolvidos na França.

O Brasil já havia firmado um acordo deste tipo com a Universidade da Califórnia, pelo qual os pesquisadores brasileiros participam de um projeto integrado por 11 universidades americanas, que estao realizando testes com vacinas anti-HIV na Tailândia e nos EUA.

"Nossa idéia é participar de todos os esforços de testes e produçao de uma vacina contra a AIDS, que venha a ser lançada", disse Paulo Teixeira.

O Brasil fabrica sete dos 12 anti-retrovirais usados no tratamento de aidéticos, que sao distribuídos gratuitamente a 90 mil pacientes. A distribuiçao de medicamentos reduziu pela metade o número de mortes por AIDS, entre 1995 e 1999 e, em 80%, a internaçao nos últimos dois anos, gerando uma economia de, aproximadamente, US$ 420 milhoes em três anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;