Economia Titulo
Brasil poderá trocar carne de frango por petróleo
Do Diário do Grande ABC
05/10/1999 | 16:56
Compartilhar notícia


A Associaçao Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef) e a Uniao Brasileira de Avicultura (Uba) estao estudando a possibilidade de realizar uma operaçao de troca de frango nacional por petróleo do Oriente Médio. A informaçao é do diretor da Uba, Clóvis Puperi. Segundo ele, a operaçao teria como objetivo aumentar as exportaçoes brasileiras de frango para países do Oriente Médio que nao compram do Brasil neste segmento, como o Ira e o Iraque.

Puperi disse que esta seria uma forma de conquistar novos mercados em regioes onde os Estados Unidos nao possuem uma grande influência. O diretor explica, contudo, que este tipo de operaçao tem que ser implementada junto ao governo porque alguns destes países do Oriente Médio ainda estao sob embargo da Organizaçao das Naçoes Unidas (ONU). "A proposta é de que o governo brasileiro compre o frango e realize a troca por petróleo, que iria para a Petrobras. Seria uma forma também de reduzir o volume de petróleo importado pelo Brasil, que atinge de 500 a 600 mil barris por dia", disse. Segundo ele, estudos realizados pela Uba mostram que países como Ira e Iraque possuem problemas de abastecimento de frango e estariam dispostos a negociar com o Brasil. Puperi explica que a Abef e a Uba estao, neste momento, tentando, junto ao governo, tornar possível esta operaçao. "Pelos detalhes envolvidos, acreditamos que, no médio prazo, a efetivaçao desta operaçao pode ser possível", disse.

Puperi disse que no final da década de 80 já foram realizadas operaçoes de troca de carne de frango com outros produtos. "Realizamos uma troca de carne de frango com vacinas cubanas. Foi uma operaçao bem sucedida à medida que o Brasil estava precisando daquelas vacinas", disse ele. Segundo o diretor, as operaçoes foram realizadas com o intermédio do governo, que serviu como um centralizador de todas as empresas. Para Puperi, a busca de outros parceiros comerciais com o Brasil tem como objetivo alavancar as exportaçoes nacionais de carne de frango, que já registraram, de janeiro a agosto de 1999, um crescimento de 21% em tonelagem e 22% em receita em dólares. A expectativa é de que as exportaçoes brasileiras de carne de frango fiquem em 750 mil toneladas em 1999, gerando divisas de US$ 950 milhoes.

Para tentar aumentar sua participaçao no mercado europeu a Abef está participando, de 10 a 14 de outubro, da Feira de Alimentaçao realizada em Colônia, na Alemanha, conhecida como Anuga. "Estaremos presentes na feira institucionalmente para tentar reverter uma sensível perda de participaçao no mercado europeu de frango inteiro que estamos registrando", disse ele.

O aumento da participaçao do mercado de frango brasileiro no mercado internacional também será um dos pontos principais do 16º Congresso Brasileiro de Avicultura, que será realizado em Brasília de 9 a 11 de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;