Internacional Titulo
Londres reconhece a síndrome da 'Guerra do Golfo'
da AFP
19/09/2005 | 19:51
Compartilhar notícia


O ministério britânico da Defesa reconheceu pela primeira vez nesta segunda-feira o termo "síndrome da Guerra do Golfo", uma expressão até agora rejeitada pelo governo e que denomina certas doenças que afetam os veteranos da Guerra do Golfo, em 1991.

"Se o tribunal aceitar o fato de que não estamos falando de um termo médico, mas de uma formulação geral (...) seria fútil da nossa parte pretender impedir o uso dessa qualificação", declarou Steven Kovats, um advogado que representa o ministério da Defesa, John Reid.

Kovats se expressava sobre o litígio entre o ministério da Defesa e um ex-soldado britânico que combateu na primeira Guerra do Golfo, em 1991.

Daniel Martin, de 35 anos, que sofre de problemas de memória e de concentração, de asma e de ansiedade, deu início há vários anos a um processo contra o ministério da Defesa para obter o reconhecimento de que seus problemas de saúde são decorrentes de sua permanência no Golfo Pérsico durante a primeira guerra empreendida contra o regime de Saddam Hussein.

O caso está sendo estudado pela Corte de Apelações das pensões em Londres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;