Economia Titulo
Fraga reitera aposta no crescimento econômico
Do Diário do Grande ABC
25/03/2000 | 16:17
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central, Armínio Fraga, afirmou neste sábado que, diante do cenário de uma economia mais estável e eficiente, pode-se esperar taxas de crescimento elevadas para o país nos próximos anos. "A geraçao que se forma agora terá melhores oportunidades do que a minha teve, há 20 anos", disse, ao discursar para 180 formandos da Faculdade de Economia e Administraçao da USP, neste sábado, em Sao Paulo. Segundo ele, já existem sinais de que o Brasil está na direçao certa para que consiga acumular mais capital e de melhor forma. Fraga considera que a atual revoluçao tecnológica pela qual passa o mundo, e "que nao acontece mais de uma vez em uma década", é um fator favorável ao País.

Sem citar números, o presidente do BC afirmou ser possível elevar os índices de produtividade. "Creio que o Brasil pode repetir e superar as taxas médias de crescimento per capita dos primeiros 80 anos deste século. A virada para o desenvolvimento sustentado já ocorreu, mas é muito frágil e requer atençao".

Ele ressaltou, entretanto, ser preciso diminuir o custo do capital no Brasil, uma das grandes desvantagens diante da concorrência global. "Isto depende de uma série de reformas mas também temos que tomar vergonha na cara", afirmou.

Fraga apontou como fatores positivos para a melhora da gestao pública e privada, o que confere maior governabilidade ao Brasil, a criaçao da Lei de Responsabilidade Fiscal, que foi aprovada pela Câmara, e da Lei das Sociedades Anônimas. Ambas, na sua avaliaçao, vao permitir maior transparência das contas dos governos e empresas. "A nossa história é muito triste nessa área. Tivemos repetidos exemplos de descalabro e desperdício do dinheiro público e agora temos condiçoes de controlar e velar para que os recursos sejam dados para quem precisa".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;