Internacional Titulo
Coronel dos EUA é preso por espionagem à ex-Uniao Soviética
Do Diário do Grande ABC
14/06/2000 | 17:29
Compartilhar notícia


O coronel aposentado do Exército norte-americano George Trofimoff foi preso nesta quarta-feira depois que um júri federal em Tampa (Estado da Flórida) considerou-o culpado das acusaçoes de venda de segredos militares do EUA para a antiga Uniao Soviética por um período de 25 anos durante a Guerra Fria.

"Ele é o militar americano de maior patente já acusado de espionagem", segundo a advogada governamental para o distrito da Flórida, Donna Bucella. Ela disse que o coronel obteve informaçoes sigilosas enquanto servia como chefe civil do Exército dos Estados Unidos, de 1969 a 1994.

Trofimoff, que mora na cidade de Melbourne (Florida), se aposentou como coronel em 1995, após 35 anos de serviços ao Exército.

Oficiais da Justiça americana revelaram que Trofimoff é acusado de ter revelado a Moscou tudo o que os EUA sabiam sobre as capacidades militares soviéticas antes do colapso da Uniao, em 1991.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;