Esportes Titulo Em dois anos
Catar inaugura 3º estádio da Copa de 2022 e espera que pandemia não atrase obras

Education City Stadium, que está localizado na cidade de Al Rayyan, a oeste da capital Doha, e tem capacidade para 40 mil torcedores

16/06/2020 | 08:26
Compartilhar notícia
Reprodução


Com pouco menos de dois anos e meio para o início da Copa do Mundo de 2022, o Catar já tem três de seus oito estádios com as obras concluídas. O último a ficar pronto foi o Education City Stadium, que está localizado na cidade de Al Rayyan, a oeste da capital Doha, e tem capacidade para 40 mil torcedores. Ele é o segundo que foi construído do zero e teve a sua inauguração oficial nesta segunda-feira.

O término dos serviços na arena foi comemorado com uma programação para celebrar a contribuição dos operários durante a pandemia do novo coronavírus. As autoridades sanitárias do Catar informaram recentemente que cinco casos positivos da covid-19 haviam sido registrados em três canteiros de obras de estádios da Copa do Mundo de 2022.

"Hoje (segunda-feira) prestamos uma homenagem muito especial àqueles que sofreram, lutaram e ainda estão lutando contra a pandemia da covid-19 e nos dando um exemplo notável de resiliência durante um momento tão difícil", disse o suíço Gianni Infantino, presidente da Fifa, em um vídeo gravado para o evento. Até o momento, o país do Oriente Médio registrou 76 mortes em um total de quase 81 mil casos positivos.

O Education City tinha uma previsão inicial de estar concluído em meados de dezembro de 2019 e seria utilizado pela primeira vez na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa entre Liverpool e Monterrey, do México. Mas por conta do atraso no processo de certificação e da não realização de eventos-teste, a Fifa decidiu mudar o local da partida.

Satisfeito com o andamento das obras para a Copa do Mundo, o governo do Catar já havia promovido a reforma do estádio Internacional Khalifa, em 2017, e a inauguração do estádio Al Janoub, no ano passado. Outras cinco arenas ainda estão sendo construídas para a competição que será realizada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

O Catar vive um dilema nestes tempos de pandemia do novo coronavírus. O país do Oriente Médio teve de paralisar as suas atividades por conta da covid-19 e entre elas estão as obras dos estádios. Para acalmar a todos, as autoridades garantem que tudo ficará pronto a tempo e não será preciso adiar o evento como aconteceu com os Jogos Olímpicos de Tóquio e a Eurocopa.

"Até 2022, estou otimista de que superaremos essa pandemia", comentou o secretário-geral Hassan Al Thawadi, em uma entrevista recente. "Será uma das primeiras oportunidades para todos celebrarmos juntos, nos envolvermos, reunir pessoas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;