Economia Titulo
Investimento: alta dos juros favorece a renda fixa
Do Diário do Grande ABC
28/07/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


A alta da inflação está empurrando as taxas de juros para cima. Nesses momentos, enquanto o aumento no custo de vida não confirmar o recuo, a melhor opção para quem quer investir são as aplicações remuneradas por taxas de juros, como poupança e CDBs e RDBs, além dos fundos de renda fixa.

Os especialistas da área financeira explicam que, entre essas opções, a caderneta é a que, aparentemente, oferece a menor taxa de juros, mas, em compensação, não há tributação.

O CDB e o RDB podem até oferecer remuneração mais elevada. No entanto, o investidor precisa calcular se, com o desconto do Imposto de Renda, o ganho final ainda vai superar a rentabilidade da caderneta.

Eles lembram que a tributação nessas aplicações é salgada: 22,5% sobre o ganho bruto, se o investimento tiver prazo de até seis meses; 20% nas aplicações de seis meses a um ano; 17,5% entre um e dois anos; e 15% para quem optar por uma aplicação acima de dois anos.

CDB X RDB - Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) são títulos emitidos por bancos, assim como os RDBs (Recibos de Depósito Bancário). Aparentemente similares, há uma diferença fundamental entre eles, que o investidor, em geral, desconhece: o RDB não permite que o investidor saque a aplicação antes do prazo se precisar do dinheiro.

Nessa aplicação, o investidor necessitará de um motivo muito forte para convencer o gerente a desfazer o investimento antes da data prevista para o resgate. O gerente pode até aceitar o pedido para encerrar a aplicação, mas devolverá apenas o valor que foi aplicado.

Se o investidor precisar do dinheiro alguns dias antes da data de vencimento, simplesmente perderá toda a remuneração. Essa condição deixa claro que, se a taxa for mais atraente que a poupança, é importante exigir que o gerente emita um CDB, que pode ser resgatado com ganho proporcional ao número de dias do investimento.

O prazo é outro dado importante nesse investimento: quanto maior o período de aplicação, melhor a taxa. Para quantias pequenas (abaixo de R$ 10 mil), no entanto, os juros são baixos e nem sempre compensam se comparados com os fundos de investimento em renda fixa ou mesmo com a poupança.

Na última sexta-feira, um CDB de 30 dias para pequenas quantias (até R$ 10 mil) tinha taxa bruta média nos bancos de 6,11% ao ano, o que significa ganho bruto de 0,52% nos 30 dias da aplicação ou rendimento líquido de 0,42%. Quem aplicou na sexta-feira, irá resgatar em 24 de agosto, data em que a poupança irá proporcionar rendimento de 0,7077%, portanto acima do CDB.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;