Setecidades Titulo Transportes
Passageiros estão há
um ano sem terminal

São Bernardo descumpriu promessa de reconstruir estação
após acidente envolvendo caminhão que destruiu estrutura

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O bairro Riacho Grande, em São Bernardo, está sem terminal de ônibus há cerca de um ano. A estação que havia entre as ruas Rio Acima e Antônio Caputo foi destruída quando caminhão tentou passar pelo local e danificou a estrutura. Sem os coletivos, a área passou a ser utilizada como estacionamento por comerciantes e moradores do entorno.

No fim de abril do ano passado, após o acidente, a Prefeitura prometeu que "em breve" iria reconstruir o equipamento, mas não divulgou prazos. O terminal era utilizado por de cinco linhas, entre municipais e intermunicipais. Sem a estação, os passageiros aguardam os ônibus em um abrigo convencional na Rua Antônio Caputo. Segundo usuários, o ponto não atende de forma adequada a demanda do bairro.
"É muita gente para pouco espaço. Fica todo mundo amontoado no ponto, principalmente quando chove. Seria muito melhor se o terminal fosse reconstruído", reivindica a auxiliar de produção Elieinia Guedes, 39 anos.

Outra reclamação é de que, com apenas uma parada, aumentou a desorganização entre os coletivos. O antigo terminal tinha quatro plataformas, divididas conforme os itinerários. "Muitas vezes, quando tem um ônibus parado aqui, o motorista que vem atrás passa correndo e não para. Já fiquei para trás várias vezes", lamenta a auxiliar de enfermagem Jacira Maria Trindade, 44. Na avaliação da passageira, a antiga divisão das linhas evitava esse tipo de problema.

Até o fechamento desta edição, a Prefeitura não havia informado se irá reconstruir a estação no bairro. A administração também não respondeu quantos passageiros utilizam o sistema de transporte municipal no Riacho Grande.

OUTROS TERMINAIS

Até 2016, a Prefeitura de São Bernardo pretende inaugurar quatro terminais no município. O primeiro a ficar pronto será no Alvarenga, que também deverá abrigar estação final da Linha 18-Bronze do Metrô.

Os outros três locais que receberão terminais são os bairros Batistini, Vila São Pedro e Rudge Ramos. Também estão previstas outras oito estações de conexão, que abrigarão quantidade menor de linhas em relação aos terminais convencionais.

Cruzamento da Lions com Vergueiro reabre na 6ª

O prefeito Luiz Marinho (PT) anunciou ontem que o cruzamento da Avenida Lions com a Senador Vergueiro será reaberto ao trânsito na sexta-feira. A passagem estava fechada desde janeiro para construção do viaduto que transpõe o anel viário.

Com a liberação, o fluxo na Rua Vivaldi será interrompido para que seja finalizado o acabamento da via. O rebaixamento, que começou em abril de 2010, deve ser entregue no dia 19, segundo Marinho. O investimento é de R$ 25 milhões.

O prefeito acredita que as mudanças feitas na Lions são importantes para minimizar os congestionamentos em São Bernardo. Porém, destacou que é preciso ação em conjunto com as demais cidades para garantir a fluidez. "Não adianta São Bernardo fazer essa obra enorme, que custou milhões, e Santo André, por exemplo, se recusar a remanejar um semáforo para pedestres que fica no fim do viaduto."

Marinho afirmou que a partir de 2013 o Consórcio Intermunicipal deverá traçar plano para propor soluções aos gargalos de tráfego. "Precisamos pensar o problema em conjunto para tentar resolvê-lo", apontou. (Camila Galvez)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;