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Produção com educação

Projeto educa jovens para trabalho em montadoras

Lukas Kenji
Especial para o Diário
09/05/2012 | 07:00
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Nem só de vender carros vivem as montadoras. Muitas delas participam, ou mesmo criam, projetos que façam a diferença para a sociedade. É a chamada responsabilidade social, que tomou conta da Iochpe, em 1988. A empresa do setor de autopeças e equipamentos ferroviários criou uma fundação com o objetivo de abranger as áreas da educação, cultura e bem-estar social.

Na prática, a companhia não age sozinha, conta com o apoio de entidades públicas e privadas. Do ramo automotivo saiu a maioria das 55 parcerias existentes no Projeto Formare, uma das vertentes da fundação, que visa dar formação educacional e humana, além de servir de complemento ao ensino regular para jovens que estão cursando, ou acabaram de concluir o Ensino Médio.

Os requisitos para participar do projeto são rigorosos. Meninos e meninas devem comprovar renda familiar igual ou inferior a meio salário-mínimo - R$ 311. Depois de etapas que se baseiam em provas, entrevistas e visitas familiares, os jovens passam a estudar (por tempo integral) em escolas instaladas dentro das montadoras.

Cada escola oferece um curso específico, projetado previamente para atender as necessidades da empresa e da comunidade. "Na ZF, 70% dos alunos que passaram ao longo desses oito anos de projeto foram aproveitados pela empresa. Mesmo se não são contratados de imediato, recebem formação para o mercado", afirma a coordenadora de recursos humanos da empresa, que atua no bairro Jordanópolis, em São Bernardo, Cristina Trindade.

"A base de sustentação do projeto são os educadores voluntários, isto é, funcionários das empresas parceiras que, a priori, não têm formação pedagógica, mas conhecimento técnico e que se dispõem a compartilhá-los, voluntariamente, com os alunos", explica a coordenadora geral do Projeto Formare, Beth Callia.

O projeto, que já educou mais de 11 mil jovens, é visto como benéfico em todos os âmbitos de uma empresa, acredita o responsável pelo programa na PSA Peugeot Citröen, Daniel Souza: "Melhora a imagem, a qualidade da mão de obra, a satisfação dos colaboradores, além do aluno e da comunidade de atuação do projeto."

O coordenador geral do projeto na Delphi, Wagner Enrique, cita poema de Carlos Drummond de Andrade para dizer o que sente ao contribuir com o programa: "Me sinto com a alma perfumada em poder ajudar. Esse perfume é dom de Deus".

Iniciativas no Grande ABC

Apenas duas montadoras participam do Projeto Formare - são elas, PSA Peugeot Citröen e Iveco (iniciando agora no programa). Nem por isso, outras montadoras esquecem de sua responsabilidade social. A Volkswagen, por exemplo, atua há 30 anos em projetos sustentáveis e educacionais que já beneficiaram mais de 1 milhão de pessoas.

Dentre os programas da montadora, vale destaque para o ‘Aprender com a Pinacoteca', que proporciona aulas focadas no âmbito artístico para que se instigue a consciência crítica dos alunos da região.

A Educação também é um dos pilares da Mercedes-Benz, que também promove ações ambientais, sociais e culturais. A companhia desenvolve o ‘Projeto Educação Profissional', em parceria com a organização Alfabetização Solidária. Neste ano, o foco é o turismo, visando os eventos esportivos que o País vai receber, como a Copa do Mundo de 2014. A iniciativa já educou para o mercado de trabalho mais de 600 jovens carentes.

Apoio educacional faz parte também de projetos auxiliados pela Ford. Em Diadema, a montadora tem parceria com a Associação de Apoio à Criança em Risco que atua na defesa dos direitos de jovens carentes. Como parte das ações, funcionários da montadora trabalham voluntariamente para reformar o espaço que vai servir para aulas de educação física para 800 crianças do bairro Eldorado.




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