Automóveis Titulo Comparativo
Luta para chegar ao topo

Volkswagen Amarok e Nissan Frontier 2013 disputam a
preferência do público que é apaixonado por picapes médias

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
09/05/2012 | 07:00
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A Volkswagen Amarok é a mais recente novidade num segmento em ebulição: o de picapes médias. Para bater de frente com o modelo, decidimos convocar a Nissan Frontier 2013 para um comparativo.

Para relembrar, o modelo da Volks estreou no Brasil há dois anos, mas só agora ganhou a opção do câmbio automático - detalhe que fez toda a diferença nas vendas da picape frente à concorrência ao longo deste tempo. Para se ter ideia, enquanto as primeiras colocadas ultrapassavam as 3.000 unidades vendidas mensalmente, a Amarok sequer passara dos 1.500 emplacamentos/mês, conforme apontam os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Não muito diferente em números de vendas, a Frontier (que fechou o mês de abril com 1.275 unidades vendidas - o sexto lugar do ranking) tem história mais longa no País, onde já é produzida há dez anos.

Em comum, ambas querem desbancar a líder Chevrolet S10 (que vendeu 9.691 unidades de janeiro até agora), além de, claro, diminuir o ímpeto da Toyota Hilux, o segundo lugar no ranking, com 19,18% de participação de mercado no fechamento do mês passado.

Prometendo fôlego de sobra através do motor mais potente (2.5 16V Turbodiesel de 190 cv e 45,8 mkgf de torque a 2.000 rpm) o modelo da Nissan é bastante esperto, principalmente em altas rotações.

Mas, além de extrair 180 cv e 42,8 mkgf a 1.750 giros do bloco 2.0 TDI biturbo, a Amarok rende desempenho bastante satisfatório e trocas mais ágeis que a rival - o câmbio automático de oito velocidades da picape da VW dá um banho na transmissão (também automática) de cinco relações que equipa a Frontier.

Ambas têm tração 4x4. A Nissan usa o sistema Shift-on-the-Fly, onde é necessário girar um botão para adequar ao modo desejado. Já a Amarok é dotada de tração 4x4 permanente, conhecido como 4Motion - dispensa botões ou alavanca seletora.

DESIGN

Ter um rostinho bonito não é o forte dos veículos da Nissan e a Frontier não foge à regra, tanto que não se atualiza desde 2007. Já a Amarok, que estreou com a responsabilidade de ser o primeiro modelo da marca no segmento, chegou toda preocupada com o quesito beleza. Suas linhas retas, enfatizadas pela robustez, chamam bastante a atenção nas ruas. Não dá para dizer o mesmo da Frontier...

Por dentro, o espaço para os ocupantes é bom nas duas picapes, mas o entre-eixos da Frontier é maior (3,20 metros contra 3,09 metros).

Mas, se por um lado os passageiros da Nissan tem mais conforto para as pernas e ombros, a Amarok contra-ataca com melhor trabalho das suspensões. O comportamento do modelo não fica devendo muito a qualquer sedã médio.

O ultimato é dado pelo modelo da Volks na lista de equipamentos. Indisponíveis na rival, itens como computador de bordo, sensor de estacionamento e ar-condicionado de duas zonas vêm de série na Amarok, além dos opcionais programa eletrônico de estabilidade e sistema de navegação GPS.

VEREDICTO

Apesar de custar R$ 7.000 a menos, a Nissan Frontier perde este comparativo. Além da lista mais generosa de equipamentos, a Vokswagen Amarok tem design mais moderno e desempenho mais agradável.




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