Internacional Titulo
Líderes mundiais devem questionar presença nos Jogos de Pequim
Da AFP
18/03/2008 | 08:11
Compartilhar notícia


A ONG americana HRW (Human Rights Watch) pediu nesta terça-feira que os líderes mundiais pensem duas vezes antes de viajar a Pequim, na China, para os Jogos Olímpicos, em conseqüência da situação no Tibete, ao mesmo tempo que descartou um boicote esportivo do evento.

"Uma coisa é não desejar um boicote dos Jogos Olímpicos por parte dos atletas, mas os representantes dos governos estrangeiros devem exigir uma melhoria antes de se comprometerem a assistir aos Jogos", afirmou Kenneth Roth, diretor-executivo da HRW.

"Os governantes podem desejar aplaudir seus atletas e apreciar o espírito dos Jogos, mas não devem aprovar com sua presença a repressão chinesa no Tibete", acrescentou.

Roth afirmou que sua organização está "muito preocupada" com as ações chinesas no Tibete, cenário na semana passada da maior revolta contra a tutela de Pequim em quase 20 anos.

Desde sexta-feira, a revolta em Lhasa contra a presença chinesa no Tibete deixou 13 mortos, segundo o balanço oficial de Pequim. Os tibetanos no exílio falam de 100 mortes.

O presidente americano George W. Bush anunciou, entre outros chefes de Estado e Governo ocidentais, que viajará a Pequim em agosto para assistir as Olimpíadas. Bush prometeu no entanto que aproveitaria a ocasião para citar a questão dos direitos humanos com as autoridades chinesas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;