Automóveis Titulo Avaliação
Entre a esportividade e o estilo
Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
09/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Lançado em agosto do ano passado, o Mercedes-Benz C 180 Turbo Coupé chegou como opção diferenciada na linha classe C, até então composta apenas por sedãs aqui no Brasil.

Talvez por perceber a grande parcela de clientes jovens e o potencial esportivo da carroceria sem portas para os passageiros traseiros, a marca da estrela de três pontas resolveu trazer o modelo para cá. E nós o avaliamos!

Por R$ 144,9 mil, o modelo foi cedido para teste do Diário. Uma semana a bordo do cupê, pudemos constatar que a versão, mais puxada para a esportividade, não deixa a desejar aos demais Mercedes C quando o assunto é padrão de acabamento.

Além de sofisticado, o interior traz funcionalidade. Botões estão para todo lado. Só no volante multifuncional são 12, tudo para comandar as mais diversas funções, inclusive do CD player com conectividade bluetooth. Todos os comandos são visualizáveis na tela de 11,4 centímetros. Merecia aí a tecnologia touch screen.

Como não poderia deixar de ser, a lista de equipamentos é generosa. Traz freios antitravamento com controles de estabilidade e tração, seis air bags, ar-condicionado de duas zonas, controlador de velocidade, entre outros itens, afinal, trata-se de um Mercedes-Benz.

Falando em interior, os bancos em formato concha abraçam os ocupantes, não deixando dúvidas de que se está a bordo de um esportivo. Para acentuar ainda mais essa ideia, o pacote Style confere revestimento dos bancos e dos paineis das portas em couro ártico preto com costuras contrastantes e acabamento em piano laqueado porcelanado. Para dar um charme à parte, há teto solar elétrico panorâmico.

É bom lembrar que, lá atrás, fica difícil transportar dois adultos (mesmo que com estatura mediana) por longos trechos. No máximo, uma carona até a próxima estação de metrô...

O centro das atenções

Num primeiro momento, quando visto de frente, mal se consegue distinguir a versão cupê do modelo três volumes. Porém, os mais atentos logo notam pequenas diferenças, como o para-choque proeminente, o desenho dos faróis e a entrada de ar inferior, em formato de ‘V' - o sedã tem formato de ‘A'.

Indo mais para o lado, o quê de esportividade fica evidente. Seja pelas duas portas, pela caída do teto na traseira, ou mesmo pelo porte musculoso, o fato é que o C 180 Coupé desperta uma série de paixões pelas ruas.

O simples fato de levar o filho à escola vira um acontecimento. Todas as crianças, professores e pais de alunos se contorcem para checar os atributos do modelo.

É difícil passar despercebido pelas ruas quando se está a bordo de um carro que, além da carroceria diferenciada (já que cupê não é lá muito comum no Brasil), tem iluminação com LED para condução diurna e ainda carrega a estrela de três pontas na grade dianteira... Sem contar a desenvoltura, que você confere ao lado.

Cupê tem boa pegada

Para se mover, o C 180 Coupé pega emprestado o mesmo motor da derivação sedã. Desenvolvido com base no conceito BlueEfficiency (que visa menor consumo e diminuição das emissões de gases na atmosfera) o bloco trata-se de um quatro cilindros turbo com injeção direta de gasolina (CGI).

Com potência de 156 cv e 25,5 mkgf de torque, já disponível aos 1.600 giros (vai até as 4.200 rotações), o cupê (de 1.520 quilos) se sai bem no dia a dia. Claro, não dá para dizer que é um foguete, mas responde bem tanto em arrancadas quanto acelerações. O zero a 100 km/h é feito em 8,9 segundos, informa a marca. Já a velocidade final fica em 223 km/h.

Bom de curvas, o cupê mostra toda sua eficiência quando o assunto pende para o âmbito das retomadas. A tranmissão automática 7G-Tronic Plus de sete velocidades é bastante ágil e, mesmo trabalhando sozinha (quando não optávamos pelas trocas sequenciais) se mostrou bastante esperta tanto em elevações quanto em reduções de marchas, sem titubear.

As suspensões filtram bem as (muitas) imperfeições do nosso solo, mas, para melhorar ainda mais a situação, o modelo pode ser adaptado às condições da estrada através do sistema de amortecimento seletivo, batizado de Agility Control.

Se mesmo com todo esse gás o motorista se sentir meio sonolento, o C 180 Coupé trata de acordá-lo. A tecnologia Attention Assist se encarrega de verificar constantemente o modo de condução do motorista. Caso algo saia do eixo (seja detectado algum tipo de desatenção), um alerta é ativado - tanto sonoro quanto visual. Este último mostra uma xícara no quadro de instrumentos, uma dica para aquela pausinha para o café...




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;