Automóveis Titulo Avaliação
Feito para executivos
Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
09/05/2012 | 07:00
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André Henriques/DGABC


No início do ano, a Hilux e SW4 puxaram a fila com o lançamento da motorização flexível. Meses depois, foram os sedãs da Toyota que ganharam novidades. Enquanto a linha Corolla incorporava a versão esportiva XRS, o Camry chegava à sétima geração.

Por R$ 161 mil, o sedã grande continua disputando mercado com outros modelos de respeito, como Ford Fusion, Honda Accord, Hyundai Azera e Kia Cadenza, por exemplo, mas ao contrário de outras categorias, o novo modelo chegou ainda mais conservador.

Antes de falar do desempenho, cabe uma análise das mudanças na estética do modelo. Na frente, o sedã (que completou 30 anos de existência) tem como principais destaques os novos faróis e a grade. Atrás, as lanternas estão maiores e a tampa do porta-malas ganhou um filete cromado. Detalhes que dividiram opiniões, visto que a geração anterior já estava, digamos, bem resolvida.

Nas laterais, a novidade fica por conta das novas rodas de liga leve com 17 polegadas e da adoção de detalhes cromados nas maçanetas, em torno das janelas e no piso.

Se por um lado tais mudanças podem não agradar esteticamente nem chamar tanto a atenção dos curiosos de plantão nas ruas, por outro, vão ao encontro dos anseios de quem compra esse tipo de veículo - os executivos, que abrem mão da estética em nome do conforto a bordo.

POTÊNCIA

A única mudança mecânica foi feita na transmissão (automática de seis velocidades), agora recalibrada para diminuir a elevação do giro em saídas e retomadas. Na prática, ponto para o silêncio e para as trocas extremamente suaves. O câmbio traz também o modo sequencial - mas não espere as borboletas no volante, o lema aqui não é esportividade!

De acordo com a marca, a tecnologia Super ECT (Eletronic Control Transmission) analisa as condições de uso do veículo - ladeira, subida, trânsito - selecionando (e mantendo) a marcha mais adequada para a situação. O benefício é reduzir níveis de emissões e consumo.

Continua em cena o bloco 3.5 V6 Dual VVT-i a gasolina que equipava o modelo anterior. São 277 cv e 35,3 mkgf de torque (a 4.700 rpm). O resultado? Boas respostas e muita suavidade ao rodar. Mérito também das suspensões independentes - adaptadas ao solo brasileiro.

Mas se engana quem pensa que o Camry está preocupado só com a potência. Mais amiga do meio ambiente, a nova geração incorporou o indicador Eco Driving, que denuncia o modo de condução do motorista - quanto mais econômico, mais barrinhas verdes são exibidas no quadro de instrumentos.

Comandos por todos os lados

No interior, o modelo segue o mesmo refinamento da versão anterior, mas recebeu novidades. Ao primeiro contato, a combinação dos materiais já chama a atenção. O contraste do revestimento em couro preto (pode também ser bege) com os detalhes cromados e o tom do aplique de madeira casam com a proposta de luxo.

Outro ponto que chama a atenção é o espaço. O entre-eixos é o mesmo (2,78 metros), mas o reposicionamento dos bancos - dianteiros para a frente e traseiro para trás - tornaram o carro mais espaçoso, principalmente para quem viaja atrás, ganhando 4,6 centímetros de espaço para as pernas.

Além do espaço, quem viaja no banco de trás do Camry tem tratamento VIP. Os mimos já começam pela terceira saída do ar-condicionado - que o passageiro pode comandar através de botões situados no descansa-braços. Para enfatizar a proposta de sedã para executivos, também é possível regular o volume do sistema de som, o acionamento da rede de proteção contra o sol e até mesmo a reclinação da poltrona. É muito luxo!

Lá na frente, o destaque vai para a tela de LCD de sete polegadas sensível ao toque, que além do sistema de som, exibe gráficos de velocidade e consumo de combustível e a nova câmera de ré. Sim, poderia ter o sistema de navegação! Mas o Camry compensa com vasta lista de equipamentos, dentre os itens, faróis de xenon, com lavadores e regulagem de altura, controlador de velocidade, direção com assistência elétrica e computador de bordo.

E quando o assunto é segurança, a tradição da Toyota não deixa a desejar. Estão presentes: freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, seis air bags, controle de tração e estabilidade e assistência à frenagem.




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