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Mercado de cartões de crédito atinge R$ 100 bilhões em 2004
Do Diário OnLine
Com Agências
08/12/2004 | 14:23
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O mercado brasileiro de cartões de crédito deverá encerrar 2004 com faturamento de R$ 100 bilhões, o maior da história do setor no país, total que representa crescimento de 20,9% sobre 2003. Com esse resultado, o setor apresenta uma taxa de expansão bem superior à da economia - a previsão para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2004 é de 4%. O faturamento de R$ 11,5 bilhões em dezembro, recorde do ano, terá impacto positivo sobre o desempenho.  

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo presidente da Credicard, Roberto Oliveira de Lima, e fazem parte do estudo ‘Desempenho do mercado de cartões em 2004’, e da pesquisa ‘Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento’, realizada pela Credicard.

O faturamento anual de R$ 100 bilhões é resultado de um total de 1,245 bilhão de transações realizadas por portadores de cartões de crédito em quase 800 mil estabelecimentos em todo o país, no decorrer de 2004.

Ao final do ano, devem existir 55,6 milhões de cartões de crédito em circulação no Brasil (em 2003 esse total era de 43,7 milhões). O valor da compra média realizada pelos portadores também cresce a cada ano: deverá ser de R$ 80,00, em 2004, em comparação com R$ 76,00, em 2003.

O estudo também prevê que, ao final de 2004, o volume de transações (em reais) com cartão de crédito deverá representar 10,1% do consumo privado nacional, ou seja: 10,1% dos gastos internos (à exceção do setor público), serão realizados com cartão de crédito.  

Incentivado pelas vendas de Natal, dezembro costuma ser o mês de maior lucro do ano do mercado de cartões de crédito, por isso a expectativa é de que o faturamento deste ano seja de R$ 11,5 bilhões, com crescimento de 23,9% em relação a dezembro de 2003.



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