Internacional Titulo
Ciganos protestam contra muro na República Tcheca
Do Diário do Grande ABC
06/10/1999 | 18:05
Compartilhar notícia


Os ciganos protestaram nesta quarta-feira contra a construçao de um muro que os separará do resto dos habitantes da rua Maticni, em Usti nad Labem, capital do Sul da Bohemia.

Depois de formarem uma corrente humana terça-feira para conseguir a suspensao da obra, desmontaram quarta-feira dez metros do "muro da vergonha", feito em blocos de cimento pré-fabricado.

Dezenas de ciganos chegaram a Usti vindos de várias cidades do país para apoiar a manifestaçao.

"Solidariedade", mas também "Prudência" foram as palavras mais repetidas neste protesto sem precedentes, seguido pela policia.

"Nao quebramos nada ao desmontar o muro, nao houve destroços", sublinhou o chefe dos militantes, Ondrej Gina. Para ele, se trata de um "ato de legítima defesa" frente a uma "decisao arbitrária" do município.

O primeiro-ministro tcheco, Milos Zeman, afirmou que este muro "está se tornando um muro entre os tchecos e a Uniao Européia".

Os ciganos afirmam ter recebido uma "mensagem de apoio" do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela que quer uma "soluçao positiva" para os ciganos na República Tcheca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;