Economia Titulo
Despesas da União com pessoal se mantêm em torno de 5% do PIB
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
02/05/2005 | 23:13
Compartilhar notícia


Relatório divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional revela que ainda cresce o número de inativos e pensionistas brasileiros. Esse processo, segundo o documento, deverá se acelerar nos próximos anos em vista da média de idade da maioria dos servidores público-federais. Contudo, a Secretaria do Tesouro destaca que as despesas de pessoal e encargos sociais da União a preços constantes vêm se mantendo estáveis desde 2003, em torno de 5% do PIB.

O documento trata também das despesas no atual governo com pessoal, que, ao lado da Previdência Social, são os itens de maior peso nos gastos primários da União. O crescimento de inativos e pensionistas se explica porque a incorporação no serviço público de 25 mil concursados nos dois últimos anos não se traduziu em aumento do número de funcionários ativos.

Em valores correntes, houve crescimento de R$ 23 bilhões entre as despesas de pessoal de 2002 e a projeção para este ano. O crescimento nominal não indica descontrole nesta rubrica do orçamento, conforme o Tesouro Nacional, "mas um esforço para adequar a remuneração da grande maioria dos servidores públicos, valorizando estes servidores, sem prejuízo da manutenção de uma postura fiscal que diminua os riscos do país".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;