Internacional Titulo
Escritor pode causar caos na India, diz muçulmano
Do Diário do Grande ABC
04/02/1999 | 12:27
Compartilhar notícia


Um dirigente da comunidade muçulmana da India advertiu esta quinta-feira que uma visita do escritor naturalizado britânico Salman Rushdie à India, pode provocar manifestaçoes e atos de violência no país.

Salman Rushdie obteve visto para viajar à India, informou a embaixada do país em Londres. ``Veio buscá-lo pessoalmente', afirmou um membro do consulado.

A India, país onde Rushdie nasceu, foi o primeiro a proibir a publicaçao do livro ``Versos satânicos', considerado uma blasfêmia pelas autoridades religiosas islâmicas e que motivou a hierarquia religiosa iraniana a oferecer uma recompensa pela cabeça do escritor. Ele nasceu em Bombaim, em 1947, ano da independência da India. A casa continua com a família Rushdie até hoje.

Durante uma entrevista, o vice-reitor da principal mesquita de Nova Délhi, Syed Ahmad Bujari, afirmou que, ao dar o visto, o governo nacionalista hindu reativa a velha rivalidade religiosa no país. ``Ele é um homem odiado pelos muçulmanos do mundo inteiro por seu livro ``Versos Satânicos'. Por que o governo lhe dá importância? Por que o deixa vir?', disse. ``Nós reagiremos. Mostraremos claramente que ele nao é bem-vindo. Haverá manifestaçoes e protestos', ameaçou Bujari, acrescentando que ``hindus e muçulmanos já estao divididos a respeito e que isso pode provocar graves distúrbios populares'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;