Turismo Titulo
Guarujá inicia contagem regressiva para aeroporto
Cristie Buchdid
Enviada ao Guarujá
11/09/2002 | 18:52
Compartilhar notícia


Se a ilha de Santo Amaro, mais conhecida como Guarujá, localizada a 88 km de São Paulo, sempre foi requisitada por paulistas, no futuro deverá ter seu fluxo turístico aumentado. Tudo porque o acesso à cidade, bem como a toda a baixada santista, será mais fácil com o aeroporto a ser construído na ilha e a inauguração de mais uma pista da Imigrantes.

Com tamanho semelhante ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o Aeroporto Civil Metropolitano do Guarujá, para vôos domésticos, recebeu na semana passada autorização do Ministério da Defesa para ser construído, de acordo com a Prefeitura do Guarujá. Depois da assinatura do convênio entre a cidade e a Aeronáutica, será elaborado um estudo de impacto ambiental e aberta a licitação. A data de início das obras não está definida. O aeroporto será construído na Base Aérea de Santos – que, apesar do nome, está localizada no Guarujá.

Mas outro meio de acesso já tem dia para ser inaugurado. Em 17 de dezembro será aberta a nova pista da Imigrantes com três faixas, cujas obras tiveram início em 1998. Segundo a Ecovias, administradora do Sistema Anchieta/Imigrantes, a nova pista tem quase o mesmo percurso da Imigrantes atual, mas é embutida na serra com três túneis, que totalizam 8 km. A Imigrantes conta hoje com três faixas no trecho de serra.

Praias – O Guarujá está mais iluminado e tem mais postos de salvamento nas praias. O próximo presente a ser entregue é um novo projeto paisagístico da Prefeitura para os 7 km da praia da Enseada. De acordo com o prefeito do Guarujá, Maurici Mariano, a partir deste mês serão construídos cinco oásis (tipos de praças) na orla com plantas e caminhos. “O Casa Grande Hotel Resort & Spa vai contribuir com R$ 250 mil para construir o oásis em frente ao hotel”, disse o prefeito.

Muito procurada por banhistas durante o dia e, à noite, por causa de seus bares e restaurantes, a praia da Enseada é a mais extensa da cidade. O Morro da Campina, conhecido como Morro do Maluf, integra a paisagem.

Outra praia encantadora é a de Pernambuco, com 1,5 mil metros de extensão. Um destaque é a faixa de areia que dá acesso a uma ilha quando a maré está baixa. Tal trecho divide o mar em duas partes. Entre a Enseada e Pernambuco está a praia do Éden, com 100 m, com acesso por uma trilha.

Praia central, a Pitangueiras, com 1,8 mil metros, reúne a maior concentração de turistas. A praia das Astúrias, com 1 km de extensão, também é muito procurada por banhistas, apesar de abrigar barcos de pescadores e barracas de venda de pescados. Com rica vegetação, a praia Guaiúba é dona dos 250 m de extensão, considerados dos mais belos do município. Ponto de encontro dos pescadores, a praia Perequê, com 2,2 mil metros, oferece como atrativos a gastronomia à base de frutos do mar e a puxada de rede.

Com acesso por meio de barcos a partir de Santos, a praia do Góes é uma pequena ilha com 250 m de extensão, onde se situa uma colônia de pescadores. Por conta de seu mar bravo, a praia do Tombo é ideal para o surfe. Outras praias procuradas por turistas são a do Mar Casado, do Monduba e de Santa Cruz dos Navegantes.

A jornalista viajou a convite do Casa Grande Hotel Resort & Spa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;