Internacional Titulo
Vietna inicia comemoraçoes pela vitória de 1975
Do Diário do Grande ABC
29/04/2000 | 14:25
Compartilhar notícia


O Vietna iniciou este sábado as cerimônias de comemoraçao de sua vitória contra os Estados Unidos pedindo que Washington contribua para superar as conseqüências da guerra.

As cerimônias que marcam o 25º aniversário do fim do conflito acontecem num clima de descontentamento em relaçao aos Estados Unidos. Durante um comício em Hanói, realizado na véspera da tomada de Saigón, em 30 de abril de 1975, o primeiro-ministro Phan Ven Jai enfatizou que ``os Estados Unidos e os países que participaram na guerra de agressao ao Vietna têm a responsabilidade de contribuir para a resoluçao das conseqüências da guerra'.

``O Vietna quer que certos governos desses países tenham consciência dessa responsabilidade, especialmente mediante uma cooperaçao eficaz com o Vietna', acrescentou.

O primeiro-ministro vietnamita se absteve de citar os Estados Unidos, uma omissao que deixa entrever o descontentamento de Hanói em relaçao a Washington.

Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Coréia do Sul e Filipinas tomaram parte na guerra do Vietna, junto com as forças americanas que apoiavam o regime de Saigón, atual Cidade de Ho Chi Minh, onde as celebraçoes terao lugar este domingo.

Estados Unidos e Vietna iniciaram relaçoes diplomáticas em 1995, mas, cinco anos mais tarde, ainda nao alcançaram uma normalizaçao completa, na ausência de um acordo comercial entre os antigos adversários.

Nos últimos dias, o Vietna já havia evocado seu desejo de que os Estados Unidos proporcione uma ajuda substancial para superar as conseqüências da guerra, por exemplo os danos causados pelo agente laranja jogado pela aviaçao americana.

O ministro das Relaçoes Exteriores, Nguyen Dy Nien, que recebeu o senador americano John McCain, encorajou o ex-oficial preso da guerra no Vietna a utilizar sua influência para conseguir tal ajuda.

Mas as declaraçoes que fez posteriormente o senador, derrotado candidato à indicaçao republicana para as eleiçoes presidenciais deste ano, nao distenderam a atmosfera entre Washington e Hanói.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;