Economia Titulo
CNA quer prorrogação de dívidas por conta da crise
10/10/2008 | 07:17
Compartilhar notícia


Por conta da crise financeira, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) encaminhou na quinta-feira aos Ministérios da Agricultura e da Fazenda pedido para a prorrogação do prazo de pagamento de R$ 5 bilhões em dívidas de investimento dos produtores rurais que vence na próxima terça-feira.

O setor quer estender o prazo para 30 de maio de 2009, contou o superintendente técnico da CNA, Anaximandro Almeida. A dívida que vence na próxima semana faz parte do pacote de renegociação das dívidas do setor rural, que foi aprovado ainda no mês passado. Para a CNA, a nova prorrogação é necessária porque a crise reduziu a oferta de crédito para os produtores às vésperas do período de incremento do plantio da nova safra.

O argumento da CNA é que, se houver nova prorrogação, medida que depende de decisão do CMN (Conselho Monetário Nacional), esse dinheiro poderá ser investido pelos agricultores. "É preciso garantir recursos para que a safra seja plantada", disse Almeida.

Outro pedido é para reclassificação dos riscos dos produtores nas operações de crédito rural. Quando o produtor prorroga uma dívida, o risco do mutuário aumenta, o que dificulta a liberação de novos créditos. Cálculos da CNA indicam que 50% desses produtores têm dificuldade na obtenção de novos empréstimos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;