Internacional Titulo
Blair pede que países ricos abram seus mercados aos pobres
Da AFP
27/09/2005 | 14:18
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, pediu nesta terça-feira aos países ricos que abram seus mercados aos produtos dos países pobres, em discurso pronunciado no Congresso do Partido Trabalhista.

"Quando retomarmos as negociações sobre o comércio mundial, nosso trabalho, o trabalho da Europa, dos Estados Unidos, é ficar do lado da abertura dos mercados ricos aos pobres do mundo", afirmou o premiê.

Blair, cujo legado político foi ofuscado pela invasão e ocupação do Iraque -, concentrou seu discurso nas reformas sociais que considera indispensável para responder às complexas mudanças provocadas pela globalização. Esta plataforma de reformas, com a qual espera dar um novo impulso ao "novo trabalhismo", que o levou ao poder em 1997, centram na economia, na educação, na saúde, na segurança e no transporte.

Iraque- Blair descartou ainda uma retirada iminente das tropas inglesas no Iraque, declarando que a saída não é a solução para o país árabe. O primeiro-ministro britânico declarou ainda que a Grã-Bretanha deve continuar sendo o maior aliado dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que se mantém como um forte sócio da Europa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;