Internacional Titulo
Solana pede aos EUA que abram 'canal de comunicação' com Irã
Da AFP
27/04/2007 | 19:31
Compartilhar notícia


O chefe da diplomacia da UE (União Européia), Javier Solana, exortou nesta sexta-feira os Estados Unidos a "abrir um canal de comunicação" com o Irã sobre todos os assuntos, inclusive o nuclear.

"Penso que seria válido que os Estados Unidos abrissem um canal de comunicação com o Irã", disse Solana, após conversar com o principal negociador iraniano sobre o tema nuclear, Ali Larijani.

"Devemos saber agora até que ponto os Estados Unidos estão dispostos a se envolver", destacou Solana, anunciando que discutirá a questão nuclear iraniana com os americanos durante o encontro UE-EUA, previsto para a próxima segunda-feira, em Washington.

Estados Unidos e Irã romperam suas relações diplomáticas em 1980, após a invasão da embaixada americana em Teerã por estudantes iranianos radicais.

O subsecretário de Estado americano encarregado dos Assuntos Europeus, Dan Fried, também presente na conferência em Bruxelas, disse a Solana não estar em posição de anunciar "uma mudança de comportamento na política" americana em relação ao Irã.

"A questão da tática a adotar será discutida entre (a secretária de Estado) Condoleezza Rice e Solana nos próximos dias", desconversou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;