Nacional Titulo
PM realiza desapropriaçoes no Sul do Pará
Do Diário do Grande ABC
31/07/2000 | 15:30
Compartilhar notícia


Em meio a muita tensao, cerca de 900 famílias de trabalhadores rurais sem-terra ligados à Fetagri - Federaçao dos Trabalhadores na Agricultura - terao de desocupar nesta segunda-feira, a partir das 16h, as fazendas Sao Raimundo, Santa Rosa e Mucuúba, em Marabá, Sul do Pará. O comando da Polícia Militar em Belém informou que serao utilizados 120 homens do Batalhao de Choque equipados com bombas, caes e escudos.

O Sul do Pará é uma área caracterizada por intensos conflitos agrários, como o do Eldorado do Carajás, ocorrido em 1996, e que culminou com a morte de 19 trabalhadores rurais sem-terra.

Há informaçoes de que os invasores da fazenda Mucuúba estao armados com espingardas. A Comissao Pastoral da Terra de Marabá desmentiu a informaçao. 'O Incra já realizou vistorias e considerou as três fazendas improdutivas. Se assim for, a PM só está querendo criar um conflito desnecessário', disse José Batista Gonçalves Afonso, coordenador da CPT de Marabá.

Segundo a Federaçao da Agricultura do Estado do Pará, os proprietários rurais estao apreensivos com a inércia da PM, que nao agiliza as reintegraçoes de posse de mais de 200 propriedades expedidas pela justiça estadual no Sul do Pará. O presidente da entidade, Carlos Xavier, disse que pediu moderaçao aos fazendeiros e que evitem conflitos com os sem-terra. Ele também condenou a omissao das autoridades paraenses, afirmando que vários pecuaristas estao abandonando a atividade temendo morrer nas maos dos invasores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;