Setecidades Titulo
Alunos do 9º ano de São Caetano ganharão netbooks
Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC
08/10/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


Está surgindo um novo conceito de sala de aula no Grande ABC. O projeto Aprender São Caetano, que começou em 2007, entra em uma nova fase levando para as classes ambientes virtuais e ferramentas informatizadas. Sete mil netbooks (computadores portáteis que têm como uso principal a Internet) serão utilizados por 25 mil alunos de 58 escolas municipais e 10 estaduais. Ao concluírem o 9º ano, os alunos da rede municipal ganharão os netbooks para garantir a continuidade dos estudos.

Especialmente configurados para ambiente escolar, os netbooks estarão interligados com os notebooks dos professores, que utilizarão a nova ferramenta como suporte para o conteúdo dado em sala de aula. Textos, fotos, vídeos, geradores de gráficos, tira-dúvidas online. Tudo para tornar a aula mais interativa e produtiva.

"É uma iniciativa fora de série. Chequei na escola que haverá filtros para que as crianças não acessem conteúdo inadequado, como já faço no computador de casa", declarou Maria Luisa Ferreira de Queiróz, 38 anos, mãe de Vinícius, 10, que está no 5º ano da Escola Municipal Senador Fláquer, presentes ontem à noite no evento onde foram anunciadas as mudanças na rede.

Cerca de 1800 pessoas lotaram o Teatro Paulo Machado de Carvalho e puderam assistir a uma apresentação teatral que simulou ambientes escolares físicos. Neles, quatro atores e alunos da rede pública apresentaram no palco os novos ambientes virtuais. O Portal Aprimora para crianças de 2º ao 5º ano e o Portal Aprimora para professores com cursos EAD (Ensino a Distância) e ferramentas como fóruns de discussão. Além disso, o Portal Aprender São Caetano, do Ensino Infantil ao Médio, ganhará atualizações constantes. "Pensamos num projeto de futuro e os educadores são peça fundamental para que ele dê certo", ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior (PTB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;