Nacional Titulo
Soja transgênica poderá ser retirada do Porto de Paranaguá
Do Diário OnLine
31/10/2003 | 22:54
Compartilhar notícia


O governo do Paraná autorizou que as 70 mil toneladas de soja transgênica estocadas no Porto do Paranaguá sejam retiradas do Estado até o dia 15 de novembro. A administração do governador Roberto Requião (PMDB) entendeu que os grãos chegaram ao porto antes da publicação da lei que proíbe a transgenia no Paraná, e por isso a retenção do produto causaria prejuízos aos compradores.

Para a retirada, os compradores terão de assinar um certificado assumindo que estão embarcando soja transgênica. "Dessa forma, o Governo do Paraná não está descumprindo a lei, mas respeitando os contratos de compra firmados antes da sanção dela. De agora em diante, conforme determina a lei estadual, nenhum grão de soja transgênica será armazenado nos terminais do Porto de Paranaguá", comunicou a administração estadual.

A lei em questão, sancionada na última segunda-feira por Requião, proíbe o plantio, comercialização e industrialização de organismos geneticamente modificados no Estado. Segundo o governador, o preço de exportação da soja paranaense para a China se valorizou 20% após o anúncio de que o Estado não permitirá o plantio de produtos transgênicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;