Internacional Titulo
Cientistas descobrem o que pode ser 10° planeta do Sistema Solar
Do Diário OnLine
Com AFP
30/07/2005 | 17:27
Compartilhar notícia


Cientistas americanos descobriram o que pode ser o 10° planeta do Sistema Solar. O astro recebeu o nome provisório de 2003-UB313, de acordo com anúncio feito na sexta-feira por Mike Brown, do Instituto Tecnológico da Califórnia.

O astro foi fotografado por uma câmera extremamente possante, por intermédio do telescópio Samuel-Oschin, do Monte Palomar, no sul da Califórnia. Brown reconheceu que classificar de planeta o corpo celeste, composto basicamente de rocha e gelo, pode provocar polêmica entre os especialistas. Ele destacou, por outro lado, que se o 2003-UB313 não for um planeta, Plutão também não é.

O 2003-UB313 é um típico membro do Cinturão de Kuiper, um conjunto de asteróides que orbitam o Sol para além de Plutão, mas tem tamanho para ser classificado de planeta. "Ele é, definitivamente, maior que Plutão, e o terceiro corpo mais brilhante do cinturão".

O astrônomo americano propôs um nome para o planeta à União Internacional de Astronomia e espera uma decisão sobre o assunto. Brown fez a descoberta juntamente com os astrônomos Chad Trujillo, do Observatório Gemini, no Havaí, e David Rabinowitz, da Universidade de Yale, em 8 de janeiro.

"O novo planeta poderá ser observado por astrônomos amadores nos próximos seis meses pela manhã, na constelação de Cetus", disse Brown. A notícia da descoberta foi divulgada antes do previsto porque hackers invadiram o site do astrônomo e roubaram a informação.

Brown e os colegas pretendiam manter tudo em sigilo até concluírem a pesquisa, mas uma equipe espanhola anunciou quinta-feira ter localizado um corpo grande e brilhante no Cinturão de Kuiper. "Alguém com mais esperteza do que escrúpulos revelou o que estávamos mantendo em sigilo: que astrônomos descobriram o 2003-UB313", disse o cientista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;