Internacional Titulo
Oposição chilena ganha em Santiago, mas perde em grandes cidades
Da AFP
01/11/2004 | 13:19
Compartilhar notícia


A coalizão do Consenso Democrático, do presidente socialista Ricardo Lagos, venceu as eleições municipais de Santiago (Chile), com 47,91% dos votos, sobre 37,66% da direitista Aliança pelo Chile, informou nesta segunda-feira o ministério de Interior, no quarto e último cômputo oficial.

O Consenso Democrático, integrado pela democracia-cristã, o socialismo, o Partido Radical Social Democrata e o Partido pela Democracia, recebeu 2.795.839 votos. A Aliança Opositora, formada pela União Democrata Independente (UDI) e o Partido de Renovação Nacional (RN), obteve 2.197.847 votos.

A coalizão esquerdista Juntos Podemos (Poder Democrático Social), que representa os Partidos Comunista e Humanista, conseguiu 9,14% das preferências eleitorais, com 533.867 votos.

O candidato da oposição à prefeitura de Santiago, Raúl Alcaíno, obteve 48,79% dos votos e derrotou Jorge Schaulsohn, do dirigente do Consenso Democrático, que atingiu o 45,92%.

Além da prefeitura de Santiago, a direita opositora ficou com as cidades de Concepción e Viña del Mar. Já a coligação governamental ganhou as prefeituras da Serena, Valparaíso, Temuco, Puerto Montt e tirou da direita vários municípios emblemáticos da região de Santiago.

Em Valparaíso, 110 km ao oeste de Santiago, o governista Aldo Cornejo, da Democracia Cristã, chegou à prefeitura com 50,95%, superando o opositor Joaquín Godoy. Em Viña del Mar, a Virginia Reginatto, da União Democrata Independente (UDI, de direita), ganhou a prefeitura com 48,44% dos votos, desbancando o prefeito governista Jorge Kaplán.

Em Concepción, a prefeita opositora Jacqueline Van Rysselberghe conseguiu se reeleger com o apoio de 56,35% dos eleitores, derrotando democrata-cristão Jorge Matute. Em Iquique, Jorge Soria venceu com 52,12%, superando a governista Antonella Sciaraffia. Em Temuco, Francisco Huenchumilla, ex-ministro do presidente Ricardo Lagos, obteve 55,60% dos votos, vencendo o opositor Miguel Bécker. Em Serena, o socialista Raúl Saldívar conseguiu 57,74%, derrotando a opositora Teresa Campos, enquanto em Coquimbo, 395 km ao norte de Santiago, o prefeito Pedro Velásquez, do Consenso, obteve 75,38%.

Em Porto Montt, o socialista Rabindranath Quinteros conseguiu 68,91% dos votos, deixando para trás Eduardo Becker. Na região de Santiago, a Aliança pelo Chile ficou com os municípios da Flórida, Renca e Ponte Alta, entre outros. Já o Consenso ganhou em San Bernardo, La Cisterna, San Miguel, Conchalí e Peñalolén.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;