Internacional Titulo
General americano reconhece que avanços são frágeis no Iraque
Da AFP
23/12/2007 | 16:26
Compartilhar notícia


O general David Petraeus, o militar norte-americano de mais alta patente no Iraque, comemorou os avanços obtidos em termos de segurança no país, mas admitiu que eles são frágeis e advertiu contra uma retirada muito rápida das tropas.

“Evidentemente, queremos reduzir o máximo possível a pressão sobre nossas forças no território, reconhecendo que o que foi feito até agora continua sendo pouco e frágil em inúmeros aspectos”, declarou em entrevista ao canal de televisão Fox News.

“Os ataques realizados pelos insurgentes e as perdas do Exército americano diminuíram nitidamente nos últimos meses”, destacou, viabilizando o projeto de retirada de cinco unidades de combatentes no próximo ano. “Mas o acordo com o secretário da Defesa, Robert Gates, que prevê retiradas extras, continua sob condições e dependerá da situação de violência, se melhorar ou não”, disse.

A retirada programada de suas cinco unidades de combatentes reduziria o número de soldados no Iraque de 160 mil para 130 mil. Cerca de 30 mil soldados extras foram enviados ao país desde o início do ano dentro da estratégia polêmica de reforço do presidente George W. Bush, sustentada pelo general Petraeus.

Segundo um relatório publicado pelo Pentágono, esta estratégia foi válida e houve avanços significativos em termos de segurança: o número de ataques caiu 62% desde março de 2007.

O general Petraeus ressaltou que o orçamento iraquiano para 2008 prevê, entre outras medidas, dividir igualitariamente as rendas do país, em particular as derivadas do petróleo, para reconciliar as diferentes comunidades.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;