Economia Titulo
Presidente do BC faz balanço positivo da economia
Da Agência Brasil
11/08/2006 | 17:06
Compartilhar notícia


Os fundamentos da economia brasileira estão melhorando, o país está na direção correta, o emprego e o rendimento do trabalhador estão em expansão e a área externa vem registrando desempenhos significativamente melhores. Mas o país ainda precisa superar alguns desafios, como o de garantir mais investimentos e maior oferta de crédito.

A avaliação é do presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, para quem o Brasil vivencia uma combinação de fatores que tornam as perspectivas para a economia bastante favoráveis. Segundo ele, esse arranjo de fatores também existiu no passado, mas não necessariamente de forma simultânea.

“Muitas vezes o país crescia, mas crescia sem gerar emprego. Ou crescia com geração de emprego, mas convivíamos com o problema inflacionário ou ainda com um déficit em conta corrente insustentável”, disse. “Quer dizer, esta combinação que permite a evolução em direção ao crescimento sustentado é, de fato, condição não usual na nossa história”.

Meirelles ponderou que um dos desafios refere-se à taxa de investimento, que ainda é baixa, principalmente quando comparada a economias de outros países emergentes. “Apesar de estar crescendo, ela ainda registra patamares abaixo da média. A própria taxa de crescimento, apesar de estar avançando e em trajetória de aumento, ainda é menor que a média dos países emergentes. Nós temos ainda a questão da carga fiscal, também maior do que a média dos emergentes”.

O presidente do BC destacou como ponto favorável o fato de a disponibilidade de crédito para o total da economia, em relação ao PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas no país), vem aumentando acima de média comparativa, ainda que seja menor que a média dos países emergentes. De acordo com ele, até poucos anos atrás, essa relação era de 21% e hoje está próxima a 32%.

“O país está melhorando todos os seus fundamentos, mas partindo de uma base baixa e, portanto, com muito caminho à frente. A mensagem, portanto, é: na medida em que a direção está correta, temos que continuar a implementação das políticas. Não podemos ser complacentes e achar que podemos usufruir de ganhos, na medida em que a comparação mostra que temos que continuar melhorando os fundamentos de maneira que os resultados de crescimento possam estar de acordo com as nossas expectativas”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;