Nacional Titulo
HC registra aumento de infecções causadas por uso de piercing
Das Agências
05/12/2007 | 11:02
Compartilhar notícia


O Hospital das Clínicas de São Paulo registrou um aumento da incidência de infecções provocadas pelo uso do piercing no nariz, orelha e língua. Dos 40 casos atendidos pelo hospital, 80% resultaram em cirurgias reparadoras para a reconstituição da orelha e do nariz. A maioria dos casos se deu em adolescentes.

De acordo com o médico Perboyre Lacerda Sampaio, a colocação da jóia no lóbulo da orelha pode provocar uma cicatrização anômala que cresce sem controle. Dependendo do caso, o paciente é submetido a várias cirurgias e tratamento com corticóide e radioterapia. Há relatos de anomalias que atingiram volumes de até meio quilo em cada orelha. 

Outro problema grave, segundo o médico, é a colocação do piercing na parede lateral do nariz ou na parte superior da orelha (locais onde existem cartilagem).

Quanto ao piercing na língua, há casos de formação rápida de abscesso, com edema que pode chegar a obstruir a respiração e causar a morte por sufocação caso haja penetração de germes no seu interior. 

Mesmo se observando todos os cuidados com a higiene e assepsia, o médico alerta que um trauma no nariz, na língua ou na orelha é o suficiente para iniciar o processo destrutivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;