Economia Titulo
Com pressa para decolar, Azul traz aviões da JetBlue
27/08/2008 | 07:19
Compartilhar notícia


Para conseguir decolar antes do final do ano, a Azul Linhas Aéreas terá de diversificar a sua frota, inicialmente prevista para operar apenas com jatos modelo Embraer 195.

A empresa acaba de assinar um contrato de arrendamento de dois jatos Embraer 190 com a companhia norte-americana JetBlue - empresa fundada pelo mesmo criador da Azul, o empresário David Neeleman.

O primeiro chegará hoje à noite a Porto Alegre, onde receberá as cores da Azul. O segundo 190 está previsto para chegar entre o final de setembro e o início de outubro. Os dois jatos 190, de cem lugares, foram incorporados à frota da JetBlue em fevereiro e março. Porém, com a crise no setor aéreo americano - motivada pela combinação de alta do petróleo e desaceleração econômica -, a JetBlue resolveu arrendá-los para terceiros.

A Azul espera que, até dezembro, outros ‘três ou quatro' jatos sejam entregues pela própria Embraer. O modelo a ser entregue dependerá da disponibilidade: poderá ser tanto o 190 quanto o 195, de 114 lugares.

Na Azul, os jatos da JetBlue ganharão mais uma fileira de assentos, passando

a oferecer 106 lugares. "Mesmo assim, ficarão com um espaço entre as poltronas muito maior do que o praticado no mercado brasileiro", diz uma fonte na Azul.

A companhia corre contra o tempo para obter a certificação operacional da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e assim conseguir estrear antes da alta temporada de festas de fim de ano. O processo de certificação está em fase adiantada, embora a Anac esteja agindo com rigor no cumprimento da regulamentação de certificação.

Documentos e procedimentos que no tempo do DAC ( Departamento de Aviação Civil), antecessor da Anac, eram dispensados, hoje estão sendo cobrados, o que teria atrasado em ‘algumas semanas'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;