Economia Titulo
Empresas aéreas renovam acordo sobre overbooking em SP
Do Diário OnLine
25/10/2002 | 16:51
Compartilhar notícia


As quatro principais empresas aéreas do país – Varig, TAM, Vasp e Gol – renovaram o termo de compromisso que estabelece regras de compensação para situações de overbooking (quando a venda de passagens supera a capacidade da aeronave). Pelo acordo, válido somente para o Estado de São Paulo, as companhias se comprometeram a compensar o passageiro prejudicado.

De início, as empresas devem sugerir ao passageiro que embarque em outro vôo que não o reservado inicialmente. Caso ele não aceite, a compensação poderá ser feita por meio de acomodação em classe superior ('upgrade'), por crédito compensatório (que poderá ser convertido em outra passagem aérea), por pagamento de excesso de bagagem ou, ainda, por meio da devolução do dinheiro.

O cliente que aceitar ceder seu lugar no vôo lotado tem direito a receber indenização de R$ 423 quando o trecho da viagem for de até 1.100 km e de R$ 705 quando a distância for superior a isso. O termo de compromisso determina ainda que as despesas com alimentação, transporte de ida e volta para o aeroporto e telefonemas devem ficar por conta das companhias aéreas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;