Automóveis Titulo
Carro afogado em enchente precisa de cuidados especiais
Ivan Arasaki
Da Hp Press
20/01/2005 | 21:44
Compartilhar notícia


Na semana passada, muitos proprietários de veículos do Grande ABC foram surpreendidos pelas fortes chuvas e muitos tiveram seus carros danificados pelas enchentes. E o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais avisa que situações como a que acontece na semana passada podem se repetir no decorrer do verão. Segundo o órgão, devem ocorrer chuvas generalizadas no Estado de São Paulo a partir desta quarta (19), com alta probabilidade de haver "acumulados significativos de chuva e temporais".

O recado, portanto, está claro. Nesta época do ano é preciso redobrar o cuidado para não perder o seu veículo em alguma enchente repentina. É preciso ter conhecimento até para minimizar a ação da água sobre o veículo. Os especialistas em recuperar carros que sofreram com enchentes afirmam que dependendo da intensidade o prejuízo é definitivo. "Se entrar água pelo escapamento pode atingir o motor. Além disso, a umidade pode danificar também o módulo de injeção eletrônica", diz o técnico da Varga Serviços, Júlio César.

Existem dicas a serem seguidas para quem teve um carro imerso na água e deseja vê-lo funcionar de novo. O especialista em motores Paulo Rúbio, de São Bernardo, dá algumas dicas do que fazer após a enchente. "Jamais dê a partida se o veículo já se encontra submerso pelo água.

Mesmo depois de o veículo sair da água é preciso fazer uma checagem antes de acionar a ignição. Desligue a bateria e leve o veículo para casa de guincho", ensina.

Em seguida esvazie todos os reservatórios de líquidos do veículo como o cárter de óleo do motor, o filtro de óleo, radiador, pois poderão estar impregnados de sujeira e impurezas. "Aconselho também a retirada das velas para verificar se não possui água alojada nos cilindros. Se isso acontecer e a pessoa der na partida poderá ocorrer o calço hidráulico", explica. E isso irá danificar seriamente o motor. Outra medida importante é trocar o óleo do câmbio e o fluido de freio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;