Política Titulo Santo André
Mais votado do Grande ABC, Rautenberg renuncia ao cargo de vereador

Documento com decisão foi lido pelo presidente do Legislativo, Pedrinho Botaro, durante sessão extraordinária

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
22/04/2020 | 11:17
Compartilhar notícia
Arquivo/Diário do Grande ABC


Vereador mais votado do Grande ABC na eleição de 2016 com 7.863 sufrágios, Roberto Rautenberg (Avante) renunciou na manhã desta quarta-feira ao cargo de parlamentar na Câmara de Santo André. Documento de renúncia foi lido pelo presidente do Legislativo, Pedrinho Botaro (PSDB), durante sessão extraordinária.

Na carta apresentada a Botaro, Rautenberg não apresenta detalhes sobre os motivos pelos quais ele abandonou a cadeira de vereador ainda no primeiro ano de mandato, em 2017. O parlamentar somente avisa que renuncia ao cargo.

“Comunico a vossa excelência, nos termos do artigo 90, do regimento interno (resolução número 2, de 1981), que a partir desta data, renuncio em caráter irrevogável e irretratável ao mandato de vereador, extinguindo-se este, assim, por consequência”, alegou Rautenberg.

Na vaga de Rautenberg permanece o vereador Jorge Kina (PSDB), que já havia ocupado a cadeira durante as sucessivas licenças do republicano.

Impasse sobre o futuro de Rautenberg na Câmara foi criado no mês passado, quando o parlamentar tentou nova licença das funções, mas o pedido foi rejeitado pelo plenário do Legislativo. A despeito da decisão dos colegas, o que, em tese, o forçaria a comparecer às sessões sob risco de perda de salário, Rautenberg não compareceu à Casa – as licenças, tiradas desde o fim de 2017, sempre foram renúncia dos vencimentos no período.

Eleito pela primeira vez em 2012 e reeleito em 2016 com a bandeira da causa animal, Rautenberg é empresário do ramo de academias – há, inclusive, filiais em outros Estados, como no Rio de Janeiro. Extraoficialmente, o trabalho no âmbito privado teria sido motivo principal para que o vereador abrisse mão da função pública para qual foi eleito há quatro anos.

A última aparição de Rautenberg na Câmara foi no fim de 2018 para participar da eleição para presidente da casa. À ocasião, Kina ameaçou não votar em Pedrinho Botaro, candidato governista ao comando do Legislativo. Com o regresso, Kina perdeu a vaga e Rautenberg confirmou a vitória de Pedrinho. Depois, voltou a se licenciar da função pública.

Rautenberg não foi localizado até o momento para comentar sobre sua renúncia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;