Internacional Titulo
Djibuti elege novo presidente nesta 6ª
Do Diário do Grande ABC
08/04/1999 | 12:06
Compartilhar notícia


Mais de 170.000 eleitores de Djibuti comparecem nesta sexta-feira às urnas para eleger o sucessor do pai da independência nacional, Hassan Guled Aptidon, 83 anos, que se retira depois de 22 anos de poder absoluto.

Sao dois os candidatos em disputa, o chefe de gabinete e delfim do chefe de Estado, Ismael Omar Guelleh, de 52 anos, e um ex-líder separatista, Musa Ahmed Idriss, 66 anos, líder da oposiçao, que afirma temer a ocorrência de fraudes no pleito. Vinte observadores internacionais chegaram a este pequeno país africano para acompanhar a votaçao.

Antigo território francês dos clas Afars e Issas, Djibuti, que faz fronteira com a Etiópia, Eritréia e Somália, ocupa uma posiçao estratégica na entrada sul do Mar Vermelho, e abriga a base militar francesa mais importante da Africa. Depois de 22 anos de independência, o país, atingido por uma guerra civil entre 1991 e 1994, enfrenta grandes dificuldades econômicas e sociais e rivalidades entre clas.

Os dois candidatos pertencem ao cla dos Issas, majoritário dentro da etnia somali, que agrupa cerca de 60% da populaçao. Os Afars, que representam cerca de 40%, também estao divididos em dois campos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;