Economia Titulo
Reino Unido opta por vacinação seletiva contra aftosa
Das Agências
29/03/2001 | 14:01
Compartilhar notícia


A vacinação seletiva acabou se impondo no Reino Unido como o remédio menos mau para lutar contra a febre aftosa, que continua se propagando.

Londres obteve do comitê veterinário europeu nesta quarta-feira o direito de vacinar 180 mil vacas nas duas regiões afetadas pelo vírus.

Embora o Governo não tenha lançado ainda uma campanha de vacinação dessa dimensão, o simples fato de estar sendo estudada constitui uma guinada em relação à política de sacrifícios em massa, priorizada até agora.

“Em circunstâncias extremas, não se deve descartar nada”, assinalou o deputado europeu trabalhista Philip Whitehead, especialista em questões agrícolas.

O recurso às vacinações significa em todo caso o reconhecimento de um fracasso flagrante: a eliminação em massa de animais.

Até agora foram mortos milhares de animais, cerca de 764.319 de acordo com a última contagem.

Esta situação catastófica explica as razões de o principal sindicato agrícola, o National Farmers Union, aceitar agora (com certa resistência) o princípio de uma vacinação que contestava ferozmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;