Cultura & Lazer Titulo
Como anexar arquivos a e-mails
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
28/05/2001 | 17:29
Compartilhar notícia


Até mesmo para quem tem pouca familiaridade com um computador, enviar e-mails parece um serviço relativamente fácil. Basta entrar no programa de correio eletrônico, como o Outlook Express ou Exchange, ambos da Microsoft, ou nas páginas de provedores como Yahoo! (www.yahoo.com.br) e Hotmail (www.hotmail.com.br), clicar com o mouse no ícone escrever (em alguns casos redigir) e, no final, acionar o botão enviar.

Quando se quer remeter junto com a mensagem um arquivo anexado (ou atachado), o procedimento pode parecer mais complicado. Mas, com um pouco mais de tempo, e algumas clicadas, essa tarefa pode ser realizada sem maiores problemas.

Em aplicativos responsáveis pelo gerenciamento do correio eletrônico, como Outlook Express, a tarefa de anexar um arquivo à mensagem começa quando termina a redação do texto. Na própria janela em que a mensagem está escrita, na parte superior, há o campo Insert (ou Inserir, de acordo com o idioma que a versão do programa utiliza), que quando acionado revela os itens File (Arquivo), Message (Mensagem) e Object (Objeto).

A partir daí, deve-se selecionar o item File, o que revelará uma janela com todos os diretórios do computador. Em seguida, é necessário somente encontrar o arquivo que se deseja anexar à mensagem, clicar sobre o botão OK (ou no arquivo duas vezes) e o e-mail já está com a mensagem atachada, aguardando apenas o clique sobre o botão Enviar.

Na maioria dos gerenciadores de e-mail há um ícone com o símbolo de um clipe. Esse botão também tem a função de anexar arquivos à mensagem. Assim, basta clicar sobre a ferramenta uma única vez que imediatamente é aberta a janela com os arquivos do computador. Depois, somente é necessário escolher o arquivo e realizar o procedimento descrito acima.

Provedores – No caso de se desejar atachar mensagens em provedores (webmail), como Brasil OnLine (www.bol.com.br), que apresentam a conta do usuário diretamente de uma interface Web, o procedimento varia um pouco, mas é – de forma geral – simples.

No Yahoo!Mail, por exemplo, após o internauta terminar de redigir a mensagem, ao pé desse campo há o ícone editar anexos. Com o mouse, deve-se clicar sobre a inscrição e esperar abrir na tela uma pequena janela indicando como deve se proceder para atachar algum arquivo ao corpo da mensagem. Deve-se acionar o botão procurar, que abrirá outra janela com o conteúdo do computador. A partir daí, é necessário encontrar o arquivo desejado e clicar no botão anexar. No final da operação deve-se clicar no botão concluído.

O provedor permite que, no máximo, sejam anexados três arquivos por mensagem, os quais somados não devem ultrapassar o limite de 1,5 MB. No geral, todas as contas de webmail têm limitações entre tamanho e quantidade de arquivos. Mas, uma ferramenta que pode ser útil para driblar esse problema são os compactadores de arquivos, como o WinZip, que permite agrupar vários arquivos dentro dele e, mais, reduz consideravelmente seus tamanhos.

Nos serviços de e-mail Hotmail e BOL, o procedimento é semelhante ao do Yahoo!Mail, com os ícones anexar e concluído. A diferença é que nesses dois provedores não se abre uma pequena janela na tela, mas a interface que permite anexar mensagens preenche toda a tela.

As limitações dos serviços também são relativas ao tamanho dos arquivos que podem ser anexados. No Hotmail, a mensagem, entre corpo do texto e arquivo atachado, não pode exceder 1 MB, sendo que o anexo não deve extrapolar 500 kB. No BOL, o espaço máximo a ser ocupado entre mensagem e anexo é de 3 MB.

Outro problema que pode ocorrer com a utilização de serviços de e-mail gerenciados por provedores na Web é com relação ao navegador utilizado. Dependendo do browser adotado, principalmente se não for Internet Explorer ou Netscape, não é possível anexar arquivos à mensagem. Os próprios provedores, como Yahoo! e Hotmail, informam que esse tipo de problema pode ocorrer. Durante os testes realizados pelo Diário, navegadores como Opera e OligoBrowser não permitiam que arquivos fossem anexados à mensagem, inclusive nas janelas de atachment não apareciam os botões procurar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;