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New Beetle: estilo retrô esconde tecnologia do Golf
Anderson Amaral
Da Redaçao
30/11/1999 | 17:21
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Além de conhecer as principais características do VW New Beetle, quem visitar o site modelo na Internet vai perceber logo de cara que, em nenhum momento, a montadora faz qualquer referência ao Fusca para descrevê-lo. Entretanto, um rápido passeio pelas linhas do compacto - de inspiraçao retrô, mas, ao mesmo tempo, bastante atuais - revela que o fusquinha é mesmo a fonte de inspiraçao do carro - em que pese o fato de que, do ponto de vista tecnológico, os dois modelos nada tenham em comum.

A começar pelos pára-lamas arredondados e salientes, passando pelos conjuntos óticos dianteiro e traseiro, também arredondados, e pelas tampas do compartimento do motor e do porta-malas, tudo lembra o velho Fusca. Tamanha preocupaçao em proporcionar ao New Beetle um design inspirado no carrinho - produzido pela primeira vez no Brasil entre 1959 e 1986 - nao impediu, entretanto, que a montadora conseguisse obter o excelente coeficiente de penetraçao aerodinâmica (Cx) de 0,33. E o que é melhor, o New Beetle é 24 cm mais longo e 7 cm mais largo que o modelo que serviu de referência para os engenheiros da VW.

No interior, o New Beetle também traz alguns detalhes que remetem ao carro de maior sucesso da montadora no mercado brasileiro. É o caso, por exemplo, da alça de segurança, posicionada na traseira do veículo, ou da parte superior das portas, que propositalmente nao foi revestida e também remete ao fusquinha. Outro componente de inspiraçao clássica, mas com uma roupagem bastante atual, é o painel de instrumentos, que abriga em um único mostrador velocímetro, conta-giros e medidor de temperatura, acrescidos de um hodômetro digital.

A inspiraçao no Fusca, entretanto, pára por aí. O modelo possui a mesma plataforma do Golf - prova de que o New Beetle, no que se refere às soluçoes tecnológicas que foram adotadas, nao fica devendo a outros modelos top de linha da Volkswagen. O motor, por exemplo, em nada lembra o 1.6 de quatro cilindros opostos e refrigerado a ar que equipava o Fusca. O propulsor do New Beetle é o potente 2.0 - também montado sob o capô do compacto produzido em Sao José dos Pinhais (PR) - capaz de gerar 116 cv de potência. Nos EUA, o carrinho também é equipado com os motores 1.9 turbodiesel de 90 cv de potência e o 1.8 turbo de 150 cv, que também equipa os compactos Golf e Audi A3.

O Diário avaliou o New Beetle na Estrada Velha de Santos, em Sao Bernardo, e também na Rodovia Indio Tibiriçá, que liga o Grande ABC a Suzano. Como era de se esperar, o motor nao decepcionou, mesmo se levarmos em consideraçao a vocaçao esportiva do compacto. De acordo com a montadora, o New Beetle acelera de zero a 100 km/h em 11,4 segundos e atinge 181 km/h. O consumo, por sua vez, é um dos pontos fortes do compacto. Na cidade, o New Beetle roda 9,8 km com um litro de gasolina, enquanto na estrada o consumo gira ao redor de 12,3 km/l.

Para rodar nas estradas e ruas brasileiras, o New Beetle recebeu um protetor de cárter e sofreu algumas modificaçoes na suspensao, que foi elevada em 20 cm em relaçao ao modelo comercializado nos EUA. Entretanto, as alteraçoes, ao que parece, nao surtiram o efeito desejado, uma vez que, quando foi submetido a lombadas ou irregularidades no solo, o New Beetle resvalou o chao.




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