Esportes Titulo
Lobby pelo RJ toma conta da ACNO
Do Diário do Grande ABC
23/05/2000 | 16:44
Compartilhar notícia


As instalaçoes construídas e o local escolhido para a realizaçao da 12ª Assembléia Geral da Associaçao dos Comitês Olímpicos Nacionais (ACNO) no pavilhao montado no Forte de Copacabana têm o objetivo explícito de impressionar todos os participantes da reuniao. O evento, apesar de todas as medidas tomadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para dar transparência às candidaturas para sede de competiçoes, está sendo utilizado como uma forma de lobby na campanha do Rio de Janeiro para organizar os Jogos Pan-Americanos de 2007 e Olimpíadas de 2012.

O Rio de Janeiro, aliás, nao tem concorrentes no evento. O COI proibiu que todas as outras cidades candidatas à sede de uma Olimpíada, tanto de 2008 como de 2012, fizessem apresentaçoes ou montassem escritórios durante a realizaçao da ACNO e, principalmente, durante a reuniao do Comitê Executivo do COI, que ocorre paralelamente.

O lobby nao é apenas subliminar. Ao contrário, muitas vezes chega a ser ostensivo. Vários dirigentes foram convidados, por exemplo, para um jantar nesta quarta-feira no restaurante Porcao Rio's. Além de ter direito a uma boa carne, os participantes poderao assistir à exibiçao dos sambistas da Mangueira. Na quinta-feira, os mesmos dirigentes serao recebidos num jantar pelo prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde, no Palácio da Cidade.

Para mostrar as belezas da Cidade Maravilhosa, estao previstos alguns passeios especiais aos principais pontos turísticos do município, que inclui até a Barra da Tijuca, potencial lugar para a construçao de uma Vila Olímpica. Os dirigentes tiveram a oportunidade de "conhecer" a cidade já na chegada. Em vez do caminho mais curto entre o aeroporto e os hotéis, os dirigentes foram levados a um verdadeiro "city tour", com direito a paisagens como a Enseada de Botafogo, o Aterro do Flamengo, o Cristo Redentor, o Pao de Açúcar e toda a orla de Copacabana.

"Nunca escondi de ninguém que a ACNO é uma ótima oportunidade de mostrarmos para os dirigentes internacionais a capacidade de organizaçao do Rio e as belezas naturais da cidade", diz o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. "A repercussao do evento é evidente e, nossas atitudes, legítimas."

O presidente do COI, o espanhol Juan Antonio Samaranch, ficou impressionado com as instalaçoes. Ele fez questao de parar nesta terça-feira de manha no meio da passarela que liga o Hotel Sofitel e o Forte de Copacabana para admirar a paisagem. "Que vista maravilhosa!", disse o dirigente para todos os que quisessem ouvir. "É realmente um visual muito bonito."

Em entrevista coletiva, o presidente da ACNO, o mexicano Mario Vazquez Raña, disse que o Rio tem, por enquanto, a concorrência de Guadalajara, San Antonio e de uma cidade colombiana a ser definida na corrida pela organizaçao do Pan-Americano de 2007.

O lobby durante a ACNO nao é apenas geral, mas também específico. Como parte da campanha carioca, o Brasil é candidato a sede também dos Campeonatos Mundial de Atletismo, Nataçao, Canoagem, Judô e Eqüestre. O presidente da Confederaçao Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes, por exemplo, reuniu-se nesta terça-feira com o estado-maior da Federaçao Internacional de Nataçao, que está participando da ACNO.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;