D+ Titulo
O irresistível pudim
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
09/03/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Gelado, doce e coberto por uma calda apetitosa e brilhante. Se só a descrição do pudim já dá água na boca, a imagem da iguaria é praticamente irresistível. O prato pode contar com variados ingredientes como frutas, chocolate e até pão em sua composição e não é dos mais complicados de se fazer, apesar de requerer uma certa dose de paciência – há receitas que demoram até quatro horas para ficarem prontas.

A culinarista Eliane Simionatto, de Santo André, afirma que, como um bom prato português, o pudim é composto basicamente de ovos e leite. Ingredientes variados, no entanto, têm a possibilidade de compor a calda.

“O pudim em si já é bem doce e caldas de frutas vermelhas (morango, cereja, amora e framboesa), damasco e frutas secas anulam parte desse açúcar. Frutas em calda como abacaxi, pêssego, lichia e ameixa também funcionam bem”, afirma o chef de cozinha Thiago Marcello Bettin, professor da Universidade Metodista de São Paulo.

Segundo ele, o leite ou creme de leite podem ser substituídos por algum suco, leite de soja ou de coco. O leite condensado pode ser trocado por leite condensado à base de soja ou light.

Para não desandar, a dica é seguir a receita à risca. “No forno convencional, a água do banho-maria deve ser mantida sem ferver”, sugere Eliane. Outro ingrediente coringa para quem quiser facilitar é a maria-mole. “Nesse caso, não é preciso levar ao fogo, apenas à geladeira para endurecer”, diz Eliane.

CONSISTÊNCIA

Só se erra a consistência quando não se segue a receita. É importante usar as medidas corretas e o tempo de forno ou panela de banho-maria citados. “Confeitaria e panificação são técnicas e precisas. Não se pode aumentar quantidade de ingredientes, pois assim muda-se a consistência, o sabor e o aroma”, afirma Thiago.

CALDA

A calda do pudim tem duas opções de preparo: a primeira delas é colocar o açúcar em uma panela e deixar dourar, cuidando para que não queime. Então, acrescente uma xícara (chá) de água fervente e deixe engrossar. Nunca coloque água fria. “Outra forma é colocar o açúcar e a água em um recipiente, misturar e levar ao fogo. Não mexa mais e espere que ela fique dourada, procedimento que demora um pouco mais”, afirma Eliane.

Dicas

- Para não ficar arenoso ou borrachudo, é preciso prestar atenção na temperatura do forno, que não deve passar de 90°C.

- Quando levar o produto em banho-maria, mantenha a massa coberta por papel-alumínio, para que o vapor não interfira. Preaqueça a água do banho-maria e o forno. Não deixe a água ferver para que a fôrma não fique chacoalhando dentro da panela.

Unte a fôrma com óleo e açúcar refinado, que ajuda a desenformar. Tire o produto da fôrma apenas quando estiver gelado.

Para ver se o pudim está pronto, verifique se a consistência é gelatinosa quente. Ficará mais firme quando esfriar.

O pudim fica furadinho por conta do excesso de temperatura ou tempo de forno. A consistência ideal é não ter as bolinhas, ser leve e aveludada na boca. Ainda no forno ou na panela, ao chacoalhar levemente a fôrma, o pudim deve ficar gelatinoso quando quente, e firme depois de gelado.

Para desenformar um pudim sem que ele quebre, é importante aquecer levemente o fundo da fôrma, levando-o à boca do fogão ou em banho-maria, para que a calda de açúcar se desprenda. Isso facilita o desenformamento e evita quebrá-lo.

Fonte: chef Thiago Marcello Bettin

Puff a Jato

(consultora gastronômica Ana Maria Tomazoni)

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Grau de dificuldade: Fácil

Microondas: Sim

Freezer: Sim

Ingredientes: 1 lata de creme de leite; 1 lata de leite condensado;

1 vidro de leite de coco; 1 caixinha (ou envelope) de maria-mole; 1 xícara (chá) de água fervendo. Caramelo – 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo: Caramelo – Leve uma fôrma de alumínio ao fogo com açúcar e mexa até dourar. Reserve.

Puff – Em um recipiente, coloque a maria-mole e a água fervendo e mexa até ficar bem dissolvida. Bata no liqüidificador a maria-mole dissolvida, o creme de leite, o leite de coco e o leite condensado. Despeje na fôrma untada com caramelo. Cubra com papel-filme e leve à geladeira por, no mínimo, quatro horas.

Pudim de Abóbora

(Larrouse das Sobremesas)

Rendimento: 4 a 6 pessoas

Tempo de preparo: 1 hora

Grau de dificuldade: Fácil

Microondas: Não

Freezer: Não

Ingredientes: 1 kg de abóbora;

350 g de açúcar; 2 laranjas orgânicas; 5 ovos; 200 g de amido de milho; 1/2 litro de leite; 100 ml de suco de laranja; algumas laranjas cristalizadas.

Modo de preparo: Descasque a abóbora e retire as sementes. Corte em pedaços e deixe ferver em 50 g de açúcar até que fiquem bem tenros. Escorra e passe no processador ou no espremedor. Raspe a casca das laranjas e esprema o suco das frutas. Quebre os ovos e bata-os vigorosamente. Misture o purê de abóbora com o amido de milho, o leite, o suco de laranja, as cascas raladas e os ovos batidos. Coloque os 300 g restantes do açúcar em uma fôrma para pudim. Adicione 30 ml de água e deixe ferver até obter um caramelo claro. Deixe amornar e derrame a mistura precedente por cima. Preaqueça o forno a 180°C. Deixe a fôrma em banho-maria dentro do forno por 30 minutos e controle o cozimento: ao introduzir um palito no pudim, ele deve sair limpo. Espere esfriar, depois desenforme. Decore a superfície com pedaços de laranjas cristalizadas e sirva.

Pudim de Banana-da-terra

(250 Mil Menus com Azeite de Oliva Espanhol)

Rendimento: 8 pudins

Tempo de preparo: 3 horas

Grau de dificuldade: Fácil

Microondas: Não

Freezer: Não

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 banana-da-terra média cortada em fatias bem finas no sentido do comprimento; 3 claras; 1 gema; 3 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó; 100 g de ricota; 1 xícara (chá) de leite desnatado; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo.

Modo de preparo: Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva em uma frigideira antiaderente. Junte as fatias de banana e frite-as até dourarem dos dois lados. Retire do fogo e reserve. Bata por 2 minutos no liqüidificador: 1 colher (sopa) de azeite de oliva com 1 clara, a gema e o adoçante. Junte a ricota, o leite e a farinha de trigo. Bata por mais 2 minutos, despeje em uma tigela e misture com cuidado as outras 2 claras batidas em neve. Com o azeite de oliva restante, unte 8 assadeiras (capacidade para 75 ml) e polvilhe o açúcar mascavo. Arrume as bananas fritas, forrando as laterais das assadeiras e despeje a massa. Leve ao forno, em banho-maria, por 30 minutos ou até que enfiando um palito nos pudins ele saia limpo. Retire do forno e leve para gelar por 2 horas. Montagem – Desenforme os pudins nos pratos e decore com gengibre cristalizado e alecrim. Sirva em seguida.

Pudim de Coco

(250 Mil Menus com Azeite de Oliva Espanhol)<TB>

Rendimento: 12 pudins

Tempo de preparo: 2 horas e 40 minutos

Grau de dificuldade: Fácil

Microondas: Não

Freezer: Não

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 3 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó; 1 xícara (chá) de leite em pó desnatado; 1 xícara (chá) de leite de coco light; 3 ovos; 2 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de preparo: Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Coloque no copo do liqüidificador o azeite de oliva (reserve 2 colheres das de chá), o adoçante, o leite em pó, o leite de coco e os ovos. Bata por 5 minutos. Com o azeite de oliva reservado, unte 12 assadeiras (capacidade para 40 ml) e polvilhe o açúcar. Despeje o creme e leve ao forno, em banho-maria, por 30 minutos ou até que enfiando um palito nos pudins ele saia limpo. Retire do forno. Leve para gelar por 2 horas. Montagem - No momento de servir, desenforme os pudins nos pratos e decore com coco fresco cortado em fitas.

Pudim de Manga à Baunilha

(Receitas Tetra Pak)

Rendimento: 8 porções

Tempo de preparo: 35 minutos (mais o tempo de cozimento e de geladeira)

Grau de dificuldade: Fácil

Microondas: Não

Freezer: Não

Ingredientes: Pudim de manga – 1/2 litro de leite longa-vida; 3 xícaras (chá) de polpa de manga;

1 caixinha de leite condensado;

6 ovos; 1 colher (sopa) de manteiga. Creme de baunilha –

4 gemas passadas por uma peneira; 6 colheres (sopa) de açúcar;

1 e 1/2 xícara (chá) de leite longa- vida integral; 1 colher (chá) de essência de baunilha.

Modo de preparo: Pudim de manga – Coloque em uma panela o leite, a polpa de manga e o leite condensado. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 1h20 ou até obter um doce encorpado. Retire do fogo e, ao amornar, bata no liqüidificador com os ovos por 5 minutos. Depois, coloque em 16 assadeiras untadas com a manteiga e leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C), em banho-maria, por 1 hora ou até o pudim ficar firme. Retire do forno e leve para gelar por 2 horas. Creme de baunilha – Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro. Despeje, aos poucos e sem parar de mexer, o leite aquecido com a baunilha. Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe sem parar de bater com um batedor manual, por 5 minutos ou até obter um creme um pouco espesso. Não deixe ferver. Se ferver, retire do fogo, deixe amornar e volte ao fogo. Se formar alguns grumos, coe o creme. Retire do fogo e deixe gelar antes de servir. Montagem – Desenforme o pudim nos pratos e sirva com o creme de baunilha. Decore com manga e caqui desidratado.

Pudim de Leite

(Receitas Tetra Pak)<TB>

Rendimento: 10 pedaços

Tempo de preparo: 15 minutos (mais o tempo de forno e o de geladeira)

Grau de dificuldade: Fácil

Microondas: Não

Freezer: Não

Ingredientes: 1 caixinha de leite condensado; 450 ml de leite; 2 ovos; 10 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de preparo: Preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Bata por 5 minutos no liqüidificador o leite condensado com o leite e os ovos. Reserve. Coloque o açúcar em uma fôrma com furo no meio (capacidade para 1.250 ml). Leve ao fogo por 6 minutos ou até derreter e formar um caramelo. Retire do fogo, espalhe o caramelo por toda a fôrma e despeje a mistura batida. Arrume a fôrma em uma assadeira e coloque água (para fazer o banho-maria). Leve ao forno por 1 hora e 10 minutos ou até o pudim ficar firme. Retire do forno. Espere amornar e leve o pudim à geladeira por 3 horas antes de servir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;