Automóveis Titulo
Focus Sedan: médio básico na medida
Paulo Bittencourt
Hp Press
15/06/2004 | 21:40
Compartilhar notícia


Os motores da geração Zetec Rocam, produzidos pela Ford na unidade de Taubaté, já fizeram fama em outros modelos e conquistaram a simpatia do mercado pelos valores que conseguem produzir em benefício da dirigibilidade. O segredo foi a utilização do cabeçote convencional, de oito válvulas, quando todos caminhavam para o de 16V (quatro por cilindro) que beneficia mais a potência do que a força. Depois de disponibilizar o motor 1.6 para o Focus hatch, a Ford resolveu apostar no propulsor também no modelo sedan, cuja carroceria é ligeiramente mais pesada. O modelo chega como versão 2004 e uma configuração pouco conhecida no Brasil mas muito difundida nos Estados Unidos, com preço inicial sugerido de R$ 43.150,00.

Para quem dirige, a suspeita de desempenho fraco desaparece em pouco tempo, pois o motor possui boa parte de sua força em baixo regime de rotação, uma característica dos motores de oito válvulas. Os 14,6 mkgf de torque máximo, o que se traduz na força gerada pelo motor, está pleno já aos 2.750 rpm. Isso significa que mesmo com menor nível de pressão no acelerador o motor já garante boa disposição, criando a sensação de agilidade. Outro ponto que auxilia nesse quadro de satisfação foi o reescalonamento da caixa de marchas.

Agora, se o motorista faz questão de desempenho mesmo, não espere muito desse Focus sedan. Se afundar o pé no pedal da direita, o máximo que vai conseguir será chegar aos 100 km/h em pouco menos de 14 segundos, um valor, digamos, nada expressivo. Se mantiver a pressão no acelerador, a velocidade máxima vai estacionar, segundo dados de fábrica, em 175 km/h, outro resultado pouco convincente. As boas qualidades dinâmicas desse sedan médio, portanto, estão nas faixas intermediárias.

Mas se a performance não é lá essas coisas, no que diz respeito ao consumo de combustível, o Focus sedan 1.6 só traz alegrias. Apesar das suas dimensões e peso (1.164 quilos), ele registrou média de 10,5 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, com velocidade variando entre 100 a 120 km/h. Outro ponto positivo fica por conta do baixo nível de ruído interno. A posição de dirigir elevada vai dividir opiniões. Se por um lado permite melhor visão do trânsito, no momento de fazer curvas o corpo do motorista fica muito instável.

O espaço interior é outro ponto de destaque no sedan médio da Ford. Cinco pessoas viajam com conforto e na hora de acomodar a bagagem o Focus sedan oferece um dos maiores porta-malas entre todos os carros vendidos no Brasil com 490 litros. O modelo não é nenhuma sumidade em conforto, mas oferece como item de série os equipamentos básicos para um carro desse porte, como direção hidráulica e ar condicionado. A coluna de direção também pode ser ajustada em altura e distância.

A lista de opcionais da versão GL é composta por travamento automático das portas e vidros elétricos com temporizador e acionamento a um toque para o motorista. Na versão GLX, estão disponíveis também o CD player com viva-voz, vidros elétricos dianteiros e traseiros com temporizador e acionamento a um toque, espelho retrovisor elétrico, abertura interna do porta-malas, ajuste manual de altura do banco do motorista, pára-brisa degradê e pneus 195/60 R15 (o original é 185/70 R14).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;