Diarinho Titulo Futebol
Craques de telinha

Pedro, João, Matheus e Eric são os comentaristas esportivos
do Cartãozinho Verde, novo programa exibido na TV Cultura

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
06/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques


O futebol está em todo lugar: na aula de Educação Física, nas brincadeiras com irmãos ou vizinhos, no bate-papo do pai com amigos e, agora, até em programa infantil. Acaba de chegar à telinha o Cartãozinho Verde, exibido de segunda a sexta, às 19h15, na TV Cultura. Durante 15 minutos, quatro comentaristas mirins - liderados pela apresentadora Cristina Mutarelli - falam tudo sobre esportes, principalmente futebol.

O Diarinho viu de perto o trabalho da turma formada pelo corintiano João Braga, 9 anos, o são-paulino Pedro Crema, 8, o santista Matheus Ribeiro, 9, e o palmeirense Eric Lanfredi, 11. A tarefa, segundo os meninos, não é difícil. "Só precisa gostar do assunto e acompanhar os jogos", diz Eric. Além dos campeonatos nacionais, como o Paulista e o Brasileiro, também assistem a partidas internacionais, como as da Copa Libertadores (entre times da América do Sul) e as da Eurocopa (com europeus).

O interesse de Eric e João pelo futebol surgiu por influência da família. "Assim que nasci coloquei roupa do Corinthians", afirma João. A paixão de Pedro pelo esporte apareceu depois que passou a jogar bola com amigos. Já Matheus começou a curtir por causa das partidas de videogame.

ARTEIROS

O quarteto parece ser ligado na tomada. Antes da gravação, inventam musiquinhas sobre os times dos colegas e não param de comentar lances de jogos. Mas apesar de torcerem por clubes diferentes, garantem respeitar a opinião dos outros e levar numa boa as brincadeiras. Os meninos acham que brigar é grande bobagem. "Prejudica a todos, inclusive os próprios jogadores e torcidas", acredita Eric.

Todos curtem ir aos estádios. "É emocionante", conta João. "A única coisa ruim é que não dá para ver os lances tão próximos", fala Matheus. Em dia de jogo importante do São Paulo, Pedro não abre mão de um ritual: "Coloco camiseta, bermuda e até meião para dar sorte".

Cristina se diverte com os garotos. "Gosto de futebol e acompanho os campeonatos com meu filho." Mas para evitar qualquer probleminha, a atriz não revela para qual time torce. Antiga conhecida do público infantil, já atuou nos programas Rá Tim Bum e Mundo da Lua.

 

Saiba mais

E o principal craque do mundo? Segundo a turma, o título pertence a Lionel Messi. Em 2011, o argentino ganhou pela terceira vez consecutiva a Bola de Ouro da Fifa como melhor jogador. Messi é atacante do Barcelona, time espanhol também tido pelos meninos como o melhor do mundo.

Na opinião dos meninos do Cartãozinho, Neymar é o melhor jogador brasileiro da atualidade. O Santos, time do ídolo, é a aposta do grupo para ganhar o Campeonato Paulista. Os jogos da final acontecem contra o Guarani hoje (6) e domingo (13).

OCartãozinho Verde é inspirado no telejornal esportivo Cartão Verde, da TV Cultura. Surgiu em 1993 e é exibido sempre às terças, às 22h. O objetivo é o mesmo da versão infantil: falar tudo sobre esportes. Atualmente, é apresentado por Vladir Lemos e tem Vitor Birner como comentarista oficial. Cada programa recebe dois convidados especiais para debater futebol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;