Política Titulo
Conselho aprova relatório que pede cassação de Wanderval Souza
Do Diário OnLine
Com Agência Câmara
20/01/2006 | 12:35
Compartilhar notícia


O Conselho de Ética da Câmara aprovou nesta sexta-feira, por dez votos a três, o relatório do deputado Chico Alencar (Psol-RJ) que pedia a cassação do deputado Wanderval Santos (PL-SP) por quebra de decoro parlamentar. De acordo com investigações da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correios, o motorista de Wanderval, Célio Marcos Siqueira, sacou R$ 150 mil da conta do publicitário Marcos Valério de Souza na agência do Banco Rural em Brasília

Com a aprovação no Conselho de Ética, o relatório será enviado agora à Mesa Diretora da Casa, que deverá colocá-lo em votação no Plenário dentro de um prazo de duas sessões.

Antes da votação, o deputado Nelson Trad (PMDB-MS) afirmou que a conduta atribuída a Wanderval só pode ser punida com a perda de mandato, conforme o Código de Ética e Decoro Parlamentar. A deputada Ann Pontes (PMDB-PA) também defendeu o parecer de Alencar pela perda do mandato de Wanderval. Segundo ela, há comprovação de que o representado tinha conhecimento de que seu motorista estava sujeito às determinações do então deputado Carlos Rodrigues e "assim o autorizou expressamente".

Josias Quintal (PSB-RJ), por sua vez, criticou o parecer de Alencar e também o voto em separado de Araújo, que sugere a suspensão por 30 dias. Quintal afirmou que não é possível enquadrar as irregularidades atribuídas a Wanderval em nenhum dispositivo do Código de Ética. Segundo Quintal, não se comprovou que Wanderval tenha recebido o dinheiro sacado por seu motorista, Célio Marcos Siqueira, da conta do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;