Economia Titulo
Mercado de drywall cresce 25,1%
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
12/02/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Paredes, forros e revestimentos feitos em gesso. A rapidez e a limpeza na hora da instalação somada às novas tecnologias fez com que o mercado de drywall – nome dado a esta técnica –, crescesse 25,1% no ano passado na comparação com 2006, quando foram vendidas 15,5 milhões de m² de chapas de gesso. Nos últimos 12 meses, a demanda por esse sistema atingiu 19,4 milhões de m². Aumento de 94% quando confrontado com 2.000, ano em que houve um boom neste setor.

Para o consultor técnico da Drywall (Associação Brasileira de Fabricantes para Chapas de Drywall), Carlos Roberto De Luca, a forte expansão da construção civil, a partir de 2005, é a grande responsável pelo aquecimento desse mercado.

“Estamos em uma ótima fase. A expectativa é que o crescimento seja superior a 25% em 2008”, afirma de Luca. Ele conta que a utilização do material nos Estados Unidos e Europa já é muito difundida.

Nos EUA, por exemplo, há em média 10m² de drywall por pessoa. Já no Brasil, a média é de apenas 0,08 m² per capita. “O sistema ainda é desconhecido no País”, constata.

O drywall chegou ao Brasil em 1972, mas foi a partir de 1995, com o início da abertura econômica e a instalação de redes de hotéis estrangeiras –, que usam o sistema em seus mercados de origem – que a procura começou a crescer. O preço de uma chapa fica em torno de R$ 10.

O drywall pode ser utilizado como forro, revestimento de interiores e paredes internas de residências, indústrias e estabelecimentos comerciais. Sua composição é formada por gesso e estruturas metálicas para dar maior sustentação. Ao contrário do que muita gente pensa, as paredes de gesso agüentam impactos normais (como colisões de pessoas) e o peso de quadros, móveis (como estantes) e televisores.

 “Ela é tão resistente quanto a de alvenaria”, garante De Luca. Outra ‘lenda’ desmentida por ele é a propagação do som.

“Este tipo de parede possui mantas isolantes e são muito usadas, por exemplo em cinemas, Mas o cliente tem que pedir, já que existem vários tipos e gêneros de drywall”. A instalação é rápida e limpa, embora o preço seja maior que uma parede de alvenaria.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;