Internacional Titulo
Partido separatisa pode ganhar eleições em Montenegro
Das Agências
22/04/2001 | 18:32
Compartilhar notícia


O Partido Democrático dos Socialistas (DPS), do presidente Milo Djukanovic, anunciou a vitória da sua coligação separatista nas eleições legislativas em Montenegro, de acordo com os primeiro votos apurados neste domingo.

"Segundo as primeiras tendências da contagem, iremos obter a maioria no parlamento, com 40 ou 41 lugares", o que seria a maioria absoluta no parlamento local, que conta com 77 postos, declarou Miodrag Vukovic, presidente do comitê executivo do DPS.

"Os eleitores decidiram ter seu próprio Estado, controlar o futuro de seu próprio Estado", garantiu.

Independência - A independência de Montenegro está em jogo nas eleições legislativas deste domingo. Montenegro faz parte da república constitutiva da Federação da Iugoslávia junto com a Sérvia. A comunidade internacional teme uma nova desestabilização nos Bálcãs.

Os resultados das eleições em Montenegro, poderão causar o desarecimento da Iugoslávia, que forma junto com a Sérvia a República Federal da Iugoslávia (RFI) desde abril de 1992.

Depois de vários séculos de dominação, o principado de Montenegro obteve sua independência em 1878 no congresso de Berlim. Em 1918, se unificou com o reino dos sérvios, croatas e eslovenos sob a dinastia dos Karadjordjevic, de origem montenegrina.

Comunista desde 1945, Montenegro formou parte da Iugoslávia até sua desintegração em 1991, quando se uniu aos sérvios.

As eleições levaram ao poder Milo Djukanovic, partidário da independência e ex-aliado do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, convertido depois em seu feroz adversário.

Djukanovic levou Montenegro pelo caminho da democratização e da liberalização.

Em sua luta contra Belgrado, o presidente montenegrino teve o apoio da comunidade internacional, que tentava desfazer-se de Milosevic. Mas, desde a queda de Milosevic, em outubro de 2000, e a chegada ao poder de Vojislav Kostunica em Belgrado, as tentativas de independência de Montenegro não foram bem vistas pelos ocidentais, que queriam conservar "um Montenegro democrático numa Iugoslávia democrática".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;