Internacional Titulo
EUA: presidente do Níger foi assassinado por guarda presidencial
Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 16:44
Compartilhar notícia


O presidente do Níger, Ibrahim Baré Mainassara, foi assassinado por sua guarda presidencial, destacou nesta sexta o departamento de Estado americano.

``Posso dizer-lhes que o presidente Baré foi assassinado por sua guarda presidencial no início da manha desta sexta, no aeroporto de Niamey', disse o porta-voz do departamento de Estado, James Rubin.

O primeiro-ministro nigerino, Ibrahim Hassane Mayaki, confirmou esta tarde, em Niamey, a morte do presidente Baré, falando de um ``infeliz acidente'.

Mayaki declarou à rádio nacional do Níger, captada em Bamako, que ``os assuntos correntes continuarao sendo administrados pelo governo atual' e que as atividades de todos os partidos políticos ``estao suspensas'.

Os Estados Unidos se declararam ``preocupados' com as informaçoes do golpe de Estado no Níger. ``Trata-se de uma situaçao grave que acompanhamos de perto', disse um porta-voz da Casa Branca, David Leavy.

Mas, segundo Rubin, a situaçao ``em Niamey está tranqüila atualmente'. No entanto, pediu aos americanos que residem na capital africana a ``permanecer em suas casas até que a situaçao seja esclarecida'.

Segundo fontes coincidentes em Niamey, o chefe de Estado nigerino foi atingido por soldados na entrada leste de Niamey, quando devia viajar de helicóptero a Inates, cidade próxima à fronteira de Mali.

Militares fortemente armados controlam Niamey desde o fim da tarde desta sexta, uma hora depois do golpe de Estado. O general Mainassara, que assumiu o poder em outro golpe de Estado, em janeiro de 1996, foi eleito presidente em julho do mesmo ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;